Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Ronco: o barulho que assusta seu parceiro e sua saúde – Leia mais

Descubra as graves consequências do ronco para a saúde e como ele pode afetar seu relacionamento. Saiba mais sobre esse problema sério.

0

Uma nova pesquisa da Universidade Flinders traz à tona um vínculo significativo entre o ronco noturno e sérios riscos à saúde, como a hipertensão. O estudo, pioneiro no uso de tecnologias avançadas de monitoramento domiciliar, evidencia como essa condição comum pode estar diretamente relacionada à elevação da pressão arterial, especialmente em homens de meia-idade que estão acima do peso.

Segundo os dados recolhidos, aproximadamente 15% dos participantes, em sua maioria homens com sobrepeso, passam mais de 20% de suas noites roncando. Esse hábito, freqüentemente tratado como benigno, agora se mostra conectado a complicações mais severas como a hipertensão não controlada.

Qual é a relação entre ronco e pressão alta?

Entenda como roncar é um sinal para cuidar da sua saúde ( Reprodução Getty Images)

O ronco, habitual em muitas pessoas, está sendo observado sob uma nova perspectiva devido aos insights fornecidos pela pesquisa recente. Bastien Lechat, líder do estudo e pesquisador do Flinders Health and Medical Research Institute, destaca o impacto do ronco nas condições de saúde cardiovascular, aumentando a necessidade de considerá-lo como um fator crítico durante avaliações de saúde.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Impactos agravados pela Apneia do Sono

As conclusões do estudo ampliam a compreensão dos riscos associados ao ronco com a apneia do sono agregada. A pesquisa aponta que indivíduos que roncam e também sofrem de apneia do sono estão quase com o dobro de risco de desenvolver hipertensão descontrolada. A combinação desses dois fatores pode ter um efeito marcante nas condições de saúde de longo prazo dos pacientes.

Intervenções Terapêuticas e Novas Descobertas

Com as evidências apuradas, cresce a urgência de explorar tratamentos focados no ronco. Danny Eckert, diretor do Sleep Health na Universidade Flinders e coautor do estudo, revela planos para pesquisas futuras. Eles objetivam investigar se intervir no ronco pode efetivamente diminuir os riscos de hipertensão e melhorar significativamente a saúde dos indivíduos.

Lei mais: INSS: Calendário de Pagamentos de Junho/Julho de 2024 Liberado! Veja a Surpresa!

Os dispositivos utilizados na pesquisa, incluindo sensores sob o colchão e monitores de pressão arterial aprovados pelo FDA, permitiram uma avaliação detalhada e à distância dos hábitos de sono dos mais de 12.000 participantes ao longo de nove meses. Essa metodologia inovadora garantiu a validade e a profundidade dos resultados obtidos.

Leia mais: Atenção! Imóveis a partir de R$ 66 mil; veja como garantir sua casa própria

Ao trazer essas correlações à luz, o estudo não apenas destaca a importância da investigação contínua no campo do sono e saúde cardiovascular, mas também incentiva uma reformulação na maneira como tratamos e entendemos o fenômeno aparentemente simples do ronco. Visando um futuro com intervenções mais adequadas, a pesquisa espera contribuir para a saúde e bem-estar globais, alterando a perspectiva médica sobre problemas de sono e suas consequências.

Veja também: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! 6 CONTAS que os IDOSOS NÃO PRECISAM PAGAR MAIS!

Saiba mais detalhes (João Financeira TV)

Dica bônus:


Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista