Revolução: INSS Introduz Perícia Médica Virtual. Veja o Que Vai Mudar!
Veja o passo a passo e saiba como a nova ferramenta pode te ajudar.
Com a intenção de modernizar seu sistema e agilizar a concessão de benefícios relacionados à incapacidade, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma grande novidade: a implementação de perícias médicas virtuais. Esta mudança promete trazer diversos benefícios aos segurados, especialmente para aqueles que requerem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Até recentemente, essas avaliações dependiam exclusivamente da presença física dos requerentes, o que resultava em longos períodos de espera. Com a medida, agora é possível realizar todo o processo de forma online, começando com o agendamento até a realização da perícia propriamente dita, o que representa uma expressiva melhoria em termos de eficiência e conforto para os usuários.
Como Funciona a Perícia Médica Virtual?

A perícia virtual do INSS é um reflexo das mudanças impulsionadas pelas necessidades surgidas durante a pandemia de Covid-19, onde serviços digitais se tornaram essenciais. A experiência adquirida nesse período mostrou que muitas atividades, inclusive a própria perícia médica, podem ser executadas remotamente sem perda de eficácia.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Por que a Perícia Médica Virtual foi Implementada pelo INSS?
Este avanço tecnológico surge como uma solução para diversos problemas estruturais enfrentados pelo INSS, como a escassez de médicos peritos e o alto volume de solicitações pendentes. Por meio da perícia online, o INSS não apenas otimiza o uso de seus recursos, mas também garante um processo mais rápido e menos penoso para os solicitantes que enfrentam dificuldades de locomoção ou outros impedimentos físicos.
Leia mais: Saiba agora como Aumentar o Valor do Benefício com essa Nova Atualização – Veja o que acabou de Sair
Quais são os Requisitos para a Realização da Perícia Médica Online?
Para que os interessados possam se beneficiar desta nova modalidade, alguns passos devem ser seguidos:
- Acessar o portal ou aplicativo Meu INSS e iniciar o pedido do benefício de incapacidade.
- Preencher todas as informações necessárias no cadastro e anexar o atestado médico detalhado e sem rasuras, descrevendo a condição que incapacita o trabalhador.
- Enviar a documentação e aguardar a análise, que será realizada de maneira virtual.
- Seguir as orientações recebidas após a avaliação para finalizar o processo de concessão do benefício.
Este conjunto de passos garante que o processo de avaliação seja realizado com toda a precisão necessária, assegurando que apenas os verdadeiramente elegíveis recebam os benefícios.
Leia mais: URGENTE: Novas Regras para Cartões de Crédito em Julho Chocam os Brasileiros! Veja o que Mudou!
Em suma, a transformação digital pela qual o INSS está passando demonstra um compromisso com a inovação e a busca contínua por melhorias no serviço público.
Por fim, ao facilitar processos que anteriormente exigiam deslocamentos e longas esperas, o INSS não apenas otimiza seus próprios recursos, mas também apoia melhor seus segurados em momentos críticos de suas vidas.
Veja Também: novo mês, novas regras? Saiba quando receber em Julho!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!