Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

PROVA DE VIDA URGENTE – INSS EMITE COMUNICADO OFICIAL – Confira agora

A prova de vida ainda aguarda que milhões de beneficiários realizem alguma ação para validar o procedimento.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando mais de 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida.

Esse procedimento é de suma importância para garantir a continuidade dos pagamentos de benefícios. Por isso, se algum beneficiário deixar de realizar o procedimento, os pagamentos podem ser suspensos.

No entanto, desde janeiro de 2023, a prova de vida não é mais uma obrigação dos beneficiários, ainda que estes precisem ficar atentos a data de realização. Agora, o INSS é responsável por realizar o procedimento. 

Mas, o Instituto vem enfrentando dificuldade em verificar os dados de 4.351.557 pessoas nascidas entre janeiro e março, por isso, o mesmo enviou notificações por meio de seus canais de atendimento. Saiba mais detalhes a seguir!

Prova de vida do INSS é procedimento obrigatório

INSS emitiu novo comunicado para beneficiários que ainda não fizeram prova de vida.INSS emitiu novo comunicado para beneficiários que ainda não fizeram prova de vida.
INSS emitiu novo comunicado para beneficiários que ainda não fizeram prova de vida. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Leia mais: Novidade: Bancos Pagam 14º Salário para Beneficiários do INSS? Confira como funciona

Então, como dissemos anteriormente, o INSS enviou notificações para mais de 4 milhões de beneficiários nascidos entre janeiro e março para realização da prova de vida. Esses segurados são os que não realizaram nenhuma movimentação relevante que constasse que estão vivos.

Por conta disso, o Instituto enviou notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda precisa ser feita. Dessa forma, se você é um dos segurados que recebeu uma dessas intimações, é preciso acessar o Meu INSS ou o banco onde recebe o benefício para realizar o procedimento.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

De acordo com o Ministério da Previdência, se passarem 60 dias após as notificações do Instituto, e os beneficiários não realizarem, ficam com pendência, devendo o órgão encaminhar um servidor até a residência do beneficiário, para fazer a verificação e finalização do procedimento. Não havendo a suspensão de forma imediata dos pagamentos.

Vale ressaltar, que o comunicado do INSS já estava previsto na rotina para dar conhecimento ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em nenhuma base de dados.

Leia mais: Cartão de crédito é vilão do endividamento? Números da Abecs revelam a verdade!

Como fazer a prova de vida?

O beneficiário pode realizar a prova de vida através do aplicativo ou site do Meu INSS, nas agências bancárias ou comparecendo pessoalmente a uma agência do INSS.

Leia mais: Empréstimos para MEIs e Contas Poupança disponíveis agora no Caixa Tem!

Também conta como prova de vida:

  • acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
  • realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • vacinação;
  • cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
  • atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • votação nas eleições;
  • emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
  • declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Veja Também: INSS convoca beneficiários para realizar prova de vida! Veja se seu nome está na lista

PROVA de VIDA 2024: GOVERNO e INSS fazem CHAMADA para REALIZAR – VEJA AGORA QUANDO FAZER!  (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista