PROVA DE VIDA URGENTE – INSS EMITE COMUNICADO OFICIAL – Confira agora
A prova de vida ainda aguarda que milhões de beneficiários realizem alguma ação para validar o procedimento.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando mais de 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida.
Esse procedimento é de suma importância para garantir a continuidade dos pagamentos de benefícios. Por isso, se algum beneficiário deixar de realizar o procedimento, os pagamentos podem ser suspensos.
No entanto, desde janeiro de 2023, a prova de vida não é mais uma obrigação dos beneficiários, ainda que estes precisem ficar atentos a data de realização. Agora, o INSS é responsável por realizar o procedimento.
Mas, o Instituto vem enfrentando dificuldade em verificar os dados de 4.351.557 pessoas nascidas entre janeiro e março, por isso, o mesmo enviou notificações por meio de seus canais de atendimento. Saiba mais detalhes a seguir!
Prova de vida do INSS é procedimento obrigatório

Leia mais: Novidade: Bancos Pagam 14º Salário para Beneficiários do INSS? Confira como funciona
Então, como dissemos anteriormente, o INSS enviou notificações para mais de 4 milhões de beneficiários nascidos entre janeiro e março para realização da prova de vida. Esses segurados são os que não realizaram nenhuma movimentação relevante que constasse que estão vivos.
Por conta disso, o Instituto enviou notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda precisa ser feita. Dessa forma, se você é um dos segurados que recebeu uma dessas intimações, é preciso acessar o Meu INSS ou o banco onde recebe o benefício para realizar o procedimento.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
De acordo com o Ministério da Previdência, se passarem 60 dias após as notificações do Instituto, e os beneficiários não realizarem, ficam com pendência, devendo o órgão encaminhar um servidor até a residência do beneficiário, para fazer a verificação e finalização do procedimento. Não havendo a suspensão de forma imediata dos pagamentos.
Vale ressaltar, que o comunicado do INSS já estava previsto na rotina para dar conhecimento ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em nenhuma base de dados.
Leia mais: Cartão de crédito é vilão do endividamento? Números da Abecs revelam a verdade!
Como fazer a prova de vida?
O beneficiário pode realizar a prova de vida através do aplicativo ou site do Meu INSS, nas agências bancárias ou comparecendo pessoalmente a uma agência do INSS.
Leia mais: Empréstimos para MEIs e Contas Poupança disponíveis agora no Caixa Tem!
Também conta como prova de vida:
- acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
- declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Veja Também: INSS convoca beneficiários para realizar prova de vida! Veja se seu nome está na lista
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!