Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Prova de Vida INSS 2024: Saiba como fazer o procedimento online

Descubra como realizar a Prova de Vida INSS 2024. Os beneficiários não precisam mais sair de casa.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou mudanças drásticas no procedimento de prova de vida para o ano de 2024. A novidade é que não é mais necessário se deslocar até uma agência do INSS para fazer essa prova. Ou seja, ela pode ser feita digitalmente. Saiba o que muda lendo a matéria completa.

Prova de vida do INSS 2024

Saiba tudo sobre a prova de vida do INSS 2024. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícia)
Saiba tudo sobre a prova de vida do INSS 2024. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícia)

Em resumo, desde o início da pandemia de Covid-19, a prova de vida do INSS foi temporariamente interrompida e só foi retomada em janeiro de 2022. Em 2023, foram implementadas medidas de modernização desse processo, facilitando a comprovação de vida dos beneficiários.

Leia mais: INSS vai antecipar Pagamento do 13º Salário de 2024? Saiba Quem Receberá e Como Funcionará a liberação do abono! 

Em 2024, o INSS passou a fazer a comprovação de vida dos segurados utilizando informações de órgãos do Governo Federal cruzadas com seu banco de dados, o que simplificou ainda mais o processo. Desde então, para atualizar a prova de vida, basta ao segurado tomar uma vacina em um posto de saúde, realizar uma consulta médica ou até contratar um empréstimo consignado que essa informação chega para o INSS.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Como será a prova de vida INSS 2024?

Em 2024, os dados para a realização da prova de vida são todos extraídos digitalmente e de diferentes fontes, tais como:

Leia mais: Aposentados do INSS Receberão Aumento de 6,97% nos Salários – Saiba Mais sobre os valores!

  • O atendimento do beneficiário no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • O acesso ao aplicativo Meu INSS ou a outros sistemas dos órgãos e entidades públicas com controle de acesso digital ou reconhecimento biométrico;
  • A atualização de dados em instituições, como órgãos de trânsito ou segurança pública.

A biometria também é usada como prova de vida quando o beneficiário acessa o aplicativo Meu INSS no celular e a confirma. Assim, todas as vezes em que o segurado faz uso desses serviços estão comprovando, automaticamente, sua vida.

Importância de manter os dados atualizados

Se o segurado não realizar nenhuma dessas ações no período de 10 meses, o INSS entrará em contato com ele para orientar sobre os procedimentos disponíveis para garantir a conclusão da prova de vida. Caso mesmo assim o beneficiário não consiga comprovar sua vida, o INSS possui um servidor que vai até a residência do segurado para realizar o procedimento.

Leia mais: Inscrições para o Sisu 2024: Saiba tudo sobre prazos, vagas e como participar!

Portanto, é de extrema importância que os beneficiários mantenham seus dados atualizados no sistema do INSS para evitar a suspensão do benefício.

Essa modernização da prova de vida facilitou o acesso dos segurados à manutenção de seus benefícios, garantindo uma gestão mais eficiente e segura.

Veja também

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER e COMO FAZER agora em JANEIRO DE 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.