Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Prévia da inflação de fevereiro seguiu tendência esperada e não influenciará decisão do BC, dizem analistas

Analistas dizem que aumento do grupo de Educação e combustíveis no mês já era esperada!

0

Apesar do IPCA-15 de fevereiro ter registrado um aumento em relação a janeiro, principalmente devido aos ajustes sazonais na área da educação. Bem como, por mais que a análise detalhada do indicador tenha mostrado que os serviços subjacentes e os núcleos permanecem em níveis elevados, os economistas afirmam que a inflação está dentro do esperado para o mês.

Portanto, a prévia da inflação oficial não deve alterar significativamente a visão de cautela do Banco Central, que continuará seguindo o plano de ação na política monetária.

Análise de especialistas XP

Inflação no Brasil já era esperada e especialistas a consideram neutra.
Inflação no Brasil já era esperada e especialistas a consideram neutra. (Fonte: Reprodução Google)

Em primeiro lugar, segundo a análise da XP, a composição do IPCA-15 de fevereiro “foi neutra”. Acontece que, apesar do índice ter registrar uma variação de 0,78% (um pouco abaixo da projeção mediana de 0,82%), a inflação nos serviços e as medidas médias básicas de três meses ao ano apresentaram uma aceleração, como era amplamente esperado pelo mercado.

Dentre as expectativas de variações, os aumentos nos preços da Educação seguiram conforme previsto pela XP, com os “cursos regulares”, englobando mensalidades escolares e universitárias, registrando um aumento de 6,1% (em comparação com a projeção de 5,9%). Ao mesmo tempo, os preços dos combustíveis também contribuíram para a inflação geral acima da média. Mas já era previsto, após o aumento dos impostos estaduais (ICMS) anunciado no final do ano passado.

Leia mais: Descubra como Idosos Vulneráveis Podem Requisitar o BPC/LOAS em 2024!

Em termos de medidas agregadas, a média dos núcleos de inflação avançou 0,56% no mês, um pouco acima da estimativa de 0,54%. Além disso, a média móvel ao ano atualizada a cada 3 meses subiu de 3,6% para 3,8%, marcando o terceiro aumento consecutivo. Já a medida de serviços subjacentes aumentou 0,65% no mês, próxima à previsão de 0,64%, sem grandes surpresas.

“Os principais desvios à nossa previsão vieram dos alimentos frescos, provavelmente mostrando um retorno mais rápido do que o esperado nos efeitos do El Niño, impondo um viés descendente à nossa previsão para este agregado no curto prazo”, comenta a XP.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Grupos elegíveis para aposentadoria antecipada4

A XP planeja revisar em breve suas projeções para o IPCA de 2024, reconhecendo que a estimativa atual, que é de 3,7%, está inclinada para baixo.

Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, também não se surpreendeu com o indicador de fevereiro, pois o aumento nos preços da educação já era esperado nesse período.

Leia mais: Virgínia e Zé Felipe fazem chá revelação luxuoso para anunciar sexo do terceiro bebê

Mas vale ressaltar que o aumento de 5,07% no patamar da Educação supera a taxa de inflação registrada pelo IPCA no ano anterior. Ou seja, as escolas registraram um reajuste maior do que a inflação do ano passado, o que mostra a relevância contínua dos elementos inerciais no Brasil, que persistem ano após ano e ciclo após ciclo econômico. Esse cenário representa um dos principais desafios na questão de serviços.

Além disso, Gustavo afirma lembrar que o setor de serviços teve aumento de 1,13% no mês, após uma queda em janeiro. A variação dos serviços subjacentes, que são menos impactados por choques externos, foi de 0,65%, comparado a 0,68%, “então ficou praticamente em linha”.

Leia mais: STF retoma Julgamento: Revisão da Vida Toda do INSS Pode Garantir Pagamentos de Atrasados de até R$100 mil – Saiba Como Solicitar!

Segundo o Itaú, o IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo das expectativas, principalmente por conta das variações nas passagens aéreas e no preço da gasolina. O banco observa que a composição deste relatório também foi mais favorável do que o previsto, com surpresas negativas nos setores industriais subjacentes, como o de vestuário, enquanto os serviços subjacentes se aproximaram das expectativas.

Veja Também: Mudanças no 13º salário.

PÉSSIMA NOTÍCIA: NOVO LIMITE de IDADE para RECEBER o 13 salario ANTECIPADO – VEJA quem FICA de FORA! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista