PREOCUPANTE: OMS alerta que cigarro afeta saúde vascular – Entenda o motivo
Ao longo do ano, diversas campanhas de saúde destacam os perigos relacionados ao consumo de tabaco. Um dos momentos mais significativos é o Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os danos do tabagismo. O cigarro, seja ele tradicional ou eletrônico, é carregado de substâncias nocivas que podem afetar gravemente a saúde dos indivíduos, desencadeando doenças pulmonares e vasculares sérias.
De acordo com o Dr. Antonio Eduardo Zerati, cirurgião vascular e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional de São Paulo (SBACV-SP), fumar libera no corpo cerca de cinco mil toxinas, incluindo nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, que são extremamente prejudiciais à saúde vascular e pulmonar.
Como o Cigarro Afeta o Sistema Cardiovascular?
O Dr. Zerati explica que as substâncias tóxicas presentes no cigarro causam inflamação nas artérias e favorecem a formação de placas de gordura. Essas placas podem obstruir parcial ou totalmente os vasos sanguíneos, comprometendo a circulação em diversas partes do corpo, não apenas no coração, cérebro e pernas, mas também em órgãos vitais como intestinos e rins.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quais São as Consequências do Fumo Para o Coração e Outros Órgãos?
As consequências da aterosclerose, processo de estreitamento das artérias, incluem complicações graves como infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e má circulação nas pernas. Essa última pode causar sintomas como dor na panturrilha ao caminhar, conhecida como claudicação intermitente, e em casos mais graves, dor contínua ou gangrena que pode levar à amputação.
O Cigarro Também Prejudica os Pulmões?
Sim, além dos prejuízos ao sistema cardiovascular, o tabagismo também é uma causa direta de várias doenças pulmonares. O hábito de fumar está fortemente associado a condições como enfisema e bronquite crônica. Além disso, eleva o risco de embolia pulmonar, um bloqueio nas artérias dos pulmões que pode ser fatal.
Leia mais: INÉDITO: Meteoro invade o céu do Rio Grande do Sul – Entenda mais
A nicotina aumenta a frequência cardíaca e provoca a constrição das artérias, resultando em elevação da pressão arterial, o que aumenta ainda mais os riscos para a saúde do fumante.
Como Prevenir as Doenças Provocadas pelo Cigarro?
Para evitar as graves consequências do tabagismo, é essencial cessar o hábito de fumar. Além disso, fazer um acompanhamento médico regular, especialmente exames clínicos e vasculares, é fundamental para detectar precocemente quaisquer problemas. Dr. Zerati tampouco desconsidera a importância de manter um estilo de vida saudável através de atividades físicas e uma dieta balanceada. Essas medidas são essenciais para uma boa saúde vascular e geral, além de auxiliar na prevenção de doenças causadas pelo tabagismo.
Veja também: Entenda a notícia do INSS que pode mudar a sua vida
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!