Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Polêmica: Descubra quantos terrenos de marinha existem no Brasil e o impacto no país!

Descubra o impacto dos terrenos de marinha no Brasil e como eles afetam diretamente o seu futuro! Saiba mais sobre as mudanças que estão por vir.

0

O conceito de terrenos de marinha pode parecer distante para aqueles que não vivem em zonas costeiras, mas essa categoria de propriedade desempenha um papel significativo em nossa geografia e política urbanística. Trata-se das áreas localizadas até 33 metros para o interior do país, a partir do ponto mais alto alcançado pelas marés, e não estão limitadas apenas às zonas de costa. Elas incluem também margens de rios e lagoas, cobrindo até cidades interioranas.

Segundo a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), os terrenos de marinha somam impressionantes 584,7 mil ao longo do território nacional. Essas áreas de grande extensão são de propriedade da União, que em troca usufrui de um tipo de “aluguel” pago pelos ocupantes. Apenas no ano de 2023, a receita gerada com esses aluguéis foi de aproximadamente R$ 1,1 bilhão.

Quem Administra esses Espaços Vitais?

A maior parte desses terrenos, especificamente 99,5% do total, está cedida a particulares ou empresas, enquanto somente uma pequena fração é ocupada diretamente por entidades públicas, como administrações federais, estaduais ou municipais. Todos esses terrenos, que chegam a ocupar uma área de 24,5 mil quilômetros quadrados, estão sob gestão da União.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como os Terrenos de Marinha Impactam o Planejamento Urbano?

Entenda a Importância dos Terrenos de Marinha no Brasil
Entenda a Importância dos Terrenos de Marinha no Brasil (Fonte: Google)

Os terrenos de marinha são uma peça chave no quebra-cabeça do planejamento urbano brasileiro. Localizados em pontos estratégicos, esses terrenos muitas vezes abrigam instalações cruciais, como portos, aeroportos e outros serviços públicos essenciais. Portanto, a gestão e a regulamentação dessas áreas são de interesse público e crítico para o desenvolvimento sustentável e estratégico dos perímetros urbanos e rurais.

Leia mais: Descubra o Sistema do Banco Central para Consultar Dinheiros Esquecidos e Recupere o Seu!

Quais Desafios Esses Terrenos Enfrentam Atualmente?

Apesar de seu papel fundamental, os terrenos de marinha são assunto de controvérsia e insegurança jurídica. A legislação que rege essas áreas é antiga e muitas vezes inadequada para lidar com desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas. Estudos indicam que o aumento do nível do mar poderia redimensionar ou até mesmo submergir muitos desses terrenos, desafiando a demarcação estabelecida em 1831 e complicando o cenário para os gestores e ocupantes da área.

Leia mais: Reviravolta na Reforma Tributária: Você não vai acreditar no que vai acontecer com o Cashback . Não Perca!

Com a possível revogação dessas áreas através da “PEC das praias” e outros movimentos legislativos, tanto o público quanto os expropriadores precisam ficar atentos às mudanças na regulamentação dessas propriedades tão importantes para a nação. Os debates sobre a administração e o futuro dos terrenos de marinha estão mais acalorados do que nunca, assinalando uma era de reavaliação e possivel transformação.

Leia mais: Polêmica: Celebridades Recebem Críticas ao Corpo e Rebatem, Entenda!

  • 584,7 mil terrenos de marinha registrados.
  • A maior parte desses terrenos é cedida para uso privado, embora uma porção continue sob gestão pública.
  • Esses terrenos trazem receita significativa para o governo.
  • Mudanças climáticas apresentam novos desafios para a gestão dessas áreas.

Enquanto a discussão avança, fica claro que os terrenos de marinha continuarão a desempenhar um papel crucial na paisagem física e jurídica do Brasil.

Veja também: ÓTIMA NOTÍCIA INSS: NOVO AUMENTO de VALORES e LIBERAÇÃO de R$24.300 para TODOS

Confira agora ( João Financeira TV)

Dica bônus:


Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assist
a