Plano De Saúde Deve Cobrir Exame E Vacina De Dengue? Confira
Confira a seguir quais exames e vacinas relacionadas à dengue são cobertas pelos planos de saúde!
A situação da dengue em São Paulo é motivo de preocupação, com um número significativamente maior de casos este ano em comparação com todo o ano de 2023. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram registrados 16 mil casos até o dia 21 de fevereiro, ultrapassando os 14 mil casos do ano anterior.
Diante desse surto da doença, vale saber quais os exames tem cobertura do plano de saúde relacionados à dengue. Por isto trouxemos este artigo! Saiba quais os seus direitos a seguir!
Quais Os Sintomas da Dengue?

Os sintomas da dengue geralmente incluem febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça intensa, fadiga e erupções cutâneas. Outros sintomas podem incluir dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e sangramento leve.
Leia mais: Governo surpreende com adicional de R$ 900 no Bolsa Família: Veja como receber
Em casos graves, podem ocorrer hemorragias, dificuldade respiratória e dor abdominal intensa. É importante procurar atendimento médico se apresentar sintomas da dengue, especialmente se houver sinais de alerta, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa e sangramento.
Cobertura dos Exames e Procedimentos pelos Planos de Saúde
Para aqueles que apresentam sintomas como dores, febre e manchas vermelhas, a recomendação é procurar um médico, que irá prescrever os exames necessários. Vale destacar que somente com a prescrição médica que garante a cobertura do exame pelo plano de saúde.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Nesse sentido, muitos não sabem mas o plano de saúde não pode negar o exame uma vez que o pedido médico venha apresentado.
Os planos de saúde devem cobrir três tipos de exames: o Antígeno NS1, a sorologia Elisa (IgG e IgM) e os testes rápidos (IgG e IgM).
O médico responsável pelo paciente determinará qual teste é mais adequado, dependendo do quadro clínico e dos sintomas apresentados. Além disso, testes complementares que ajudam no diagnóstico e tratamento também são obrigatoriamente cobertos pelas operadoras.
Leia mais: Contatos apagados do Whatsapp? Aprenda a Recuperar com nosso Passo a passo
Procedimentos Após a Solicitação do Exame
Após o pedido médico, a operadora de saúde deve autorizar o exame em até três dias úteis, quando solicitado de forma eletiva.
No caso de emergência, a autorização deve ser imediata. Caso haja necessidade de reembolso do exame, o consumidor deve apresentar o comprovante de realização do exame, o comprovante de pagamento e o pedido médico.
Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Confira aqui
No entanto, é importante estar ciente de que em situações de surtos de doenças, é comum as operadoras negarem a cobertura dos exames. Nesse caso, o consumidor deve primeiro reclamar na própria operadora e, se necessário, buscar apoio na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Vacinação Contra a Dengue
Quanto à vacinação contra a dengue, o governo federal está distribuindo vacinas em diversos municípios brasileiros, visando imunizar 3,2 milhões de brasileiros entre 10 e 14 anos. No entanto, ainda não há previsão para a imunização de outras faixas etárias.
Leia mais: FGTS Digital: Substituição de saque-aniversário por crédito consignado? Entenda o que pode mudar
As vacinas também estão disponíveis em clínicas privadas, mas os planos de saúde não são obrigados a cobrir essa imunização nem a oferecer reembolso. Nesse caso, é importante que o consumidor consulte sua operadora para mais informações.
Veja Também:SURPRESA na CONTA: 13 salário 2024 em 1 PARCELA DEPOSITADA pelos BANCOS para 6 GRUPOS???
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!