Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Pagamento do Imposto de Renda começa a cair na conta – Veja calendário aqui mesmo! Consulte

Descubra agora mesmo como consultar sua Restituição do Imposto de Renda para o ano de 2024 com nosso guia passo a passo. Explore todos os detalhes!

0

Os trabalhadores que pagam Imposto de Renda já podem começar a se animar, pois agora é possível conferir quando receberão a tão esperada restituição deste mês, referente a maio de 2024. A Receita Federal disponibilizou o sistema de consulta desde a última terça-feira (23), trazendo alívio para os contribuintes ansiosos. Até o momento, foram destinados R$ 457 milhões para cerca de 353,3 mil pessoas.

Se você está entre os muitos beneficiários que têm dúvidas sobre como acessar esses valores, não se preocupe. Este artigo reúne as informações essenciais para simplificar o processo de resgate e consulta da restituição do Imposto de Renda. Continue lendo para não perder nenhum detalhe importante.

Pagamento imposto de renda

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o pagamento da restituição do imposto de renda em 2024 começará a ser pago para os contribuintes ainda este mês. Conforme o calendário de pagamentos que a Receita Federal divulgou, o primeiro lote irá cair a partir do dia 31 de maio, conforme as regras de prioridades estabelecidas pela lei. O dia 31 também é marcado como o último dia para envio das declarações do Imposto de Renda

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como saber o lote de restituição 2024?

Confira as datas de pagamento do imposto de renda de maio.
Confira as datas de pagamento do imposto de renda de maio.

Após a entrega da declaração, a Receita Federal disponibiliza uma prévia do valor que o beneficiário poderá receber. A projeção é imediatamente disponibilizada ao beneficiário, e a consulta da mesma pode ocorrer através do sistema da Receita Federal. Dessa forma os beneficiários sabem exatamente o que está por vir.

Leia mais: Tem conta no Banco do Brasil? CONVOCAÇÃO URGENTE! Confira

Porém, se por acaso o contribuinte tiver alguma dúvida sobre pendências, é possível realizar a consulta também através do e-CAC e descobrir se é necessário enviar uma nova retificação. 

Dicas para Receber a Restituição Mais Rapidamente

Visando a aceleração do pagamento da Restituição do Imposto de Renda, os contribuintes prioritários, que incluem idosos, pessoas com deficiência e professores, podem considerar as seguintes orientações:

Leia mais: URGENTE: Nova Modalidade de Crédito vai Liberar Consignado para Este Grupo – Entenda

  1. Realizar a entrega da declaração mais cedo;
  2. Os primeiros a submeterem a documentação serão os primeiros a receberem a devolução do imposto, desde que não sejam selecionados para a malha fina.

Veja quem recebe a prioridade no pagamento do Imposto de Renda a seguir:

  1. contribuintes acima de 80 anos;
  2. acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  3. cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  4. que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;

Leia mais: NOTÍCIA QUENTE: Suspensão de descontos por 180 dias + R$25.000 no Diário Oficial – Consulte os detalhes!

Confira o calendário de pagamentos da restituição do IR 2024:

Cronograma de pagamento de 2024
LoteData de pagamento
31/05/2024
28/06/2024
31/07/2024
30/08/2024
30/09/2024
1º lote residual31/10/2024
2º lote residual29/11/2024
3º lote residual31/12/2024
4º lote residual31/01/2025
5º lote residual28/02/2025

As declarações entregues até domingo, dia 5 de maio, podem cair no primeiro lote de pagamento do Imposto de Renda. Todavia, caso haja empate nos critérios, a prioridade será de quem realizou a entrega da declaração do IRPF 2024 primeiro. 

Veja Também: Quem ainda precisa entregar o imposto de renda de 2024.

IMPOSTO de RENDA 2024: SAIU MUDANÇAS: VEJA os IDOSOS e APOSENTADOS que PRECISARÃO fazer a DECLARAÇÃO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista