Ótima notícia do INSS! STF derruba carência para receber o salário maternidade em 2024
Veja todas informações sobre o salário maternidade para autônoma.
O STF ampliou então recentemente o direito das trabalhadoras autônomas que não possuem a carteira de trabalho assinada para contempladas com o salário maternidade do INSS, podendo ser no caso de parto ou de adoção.
Por 6 votos a 5, os ministros decidiram que somente com uma contribuição pela Previdência Social já basta para elas contempladas então com o direito desse benefício. Os ministros julgaram inconstitucional exigir 10 meses de contribuição para que esse grupo pudesse ter direito ao salário-maternidade, para pagar em voluntariamente ao INSS de forma individual para contempladas com esse salário.
Salário maternidade para autônoma
Leia mais: Confira Agora: Veja Como aposentados podem garantir viagens gratuitas em 2024!
O prazo de 10 meses criado então por meio da reforma da previdência de 1999, quando esse grupo passou a ter direito ao acesso desse benefício. Agora com esta nova decisão do STF, passa a valer então esta mesma regra para trabalhadoras formais com carteira assinada cobertas pela CLT, a consolidação de leis do trabalho.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Conforme o ministro Edson Fachin, exigir então uma carência apenas para algumas categorias de trabalhadores, viola o princípio constitucional da isonomia da igualdade de direitos. Essa decisão do supremo, vale também para que aquelas que são segurados especiais, como, por exemplo, trabalhador rural e contribuintes facultativas que não estão exercendo alguma atividade remunerada, mas que pagam o INSS para ter acesso ao direito aos benefícios da Previdência Social.
Leia mais: GRUPO EXCLUSIVO receberá 1 Salário mínimo EXTRA – Já está na Câmara dos Deputados
Veja também: João Adolfo fala então sobre a antecipação do 13 salário do INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!