Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

O que acontece quando você não dorme bem? Leia mais

Pesquisa revela o papel do hormônio leptina na memória quando o sono é ruim os efeitos nocivos da privação do sono e como controlá-los.

0

Você sabia que a qualidade do sono pode influenciar diretamente o seu desempenho cognitivo? Recentemente, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) trouxe à luz uma relação surpreendente entre as noites mal dormidas e a memória, destacando a influência do hormônio leptina neste processo.

O hormônio da leptina, mais conhecido por ser regulador do apetite, mostra-se como um fator determinante na maneira como o sono afeta a nossa capacidade de lembrar e processar informações. Esse novo conhecimento pode abrir caminho para tratamentos mais eficazes que visam melhorar tanto a saúde do sono quanto a cognição.

Qual é o papel da leptina na qualidade do sono e memória?

Saiba como cuidar do seu sono  ( Reprodução Getty Images)

A pesquisa, realizada com base no Estudo Epidemiológico do Sono de São Paulo (Episono), envolveu 1.042 voluntários que responderam a questionários e realizaram exames de sangue. A análise dos resultados demonstrou que altos níveis de leptina podem agravar os efeitos negativos de uma noite mal dormida sobre a memória.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como foi conduzida a pesquisa sobre leptina e memória?

Os participantes do estudo submeteram-se a uma coleta de sangue realizada no Instituto do Sono, em São Paulo, com o objetivo de medir os seus níveis de leptina. Esses dados, aliados às respostas dos questionários sobre qualidade do sono e cognição, permitiram aos pesquisadores identificar uma correlação notável entre a leptina e a função cognitiva após o sono.

Quais são as implicações desse novo achado?

Mariana Moysés Oliveira, uma das responsáveis pela pesquisa, explicou que entender a relação entre leptina, sono e memória pode levar a novas estratégias para melhorar a qualidade de vida de quem sofre de insônia ou problemas relacionados ao sono. Os resultados indicam que a modulação dos níveis de leptina pode se tornar um possível foco terapêutico, potencialmente através do manejo da obesidade, para amenizar os impactos negativos da privação de sono sobre a memória.

Leia maisSURPRESA: Sou MEI e Tenho Nome Sujo, Posso Fazer Empréstimo com CNPJ? Descubra Agora!

  • O estudo sugere que controlar a obesidade pode ajudar a regular os níveis de leptina;
  • Reduzir os níveis de leptina pode diminuir os impactos negativos de noites mal dormidas sobre a memória;
  • O lançamento desses resultados foi feito na 38ª Reunião Anual das Sociedades Profissionais Associadas de Sono, o SLEEP 2024.

Leia maisSAIBA JÁ: Quantos Empréstimos Consignados Você Pode Fazer? Regras de 2024 Reveladas!

O estudo constitui um avanço importante na compreensão de como componentes aparentemente desconexos, como hormônios relacionados ao apetite, podem influenciar funções cognitivas essenciais, oferecendo novos caminhos para a pesquisa e tratamento de distúrbios relacionados ao sono e à memória.

Veja também: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! 6 CONTAS que os IDOSOS NÃO PRECISAM PAGAR MAIS!

Saiba mais detalhes (João Financeira TV)

Dica bônus:


Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista