O que acontece com o empréstimo consignado após o falecimento do contratante? Confira
O que acontece com o empréstimo do INSS depois que o beneficiário morre? Veja a seguir mais detalhes!
Veja agora mais informações a respeito da contratação de empréstimo consignado do INSS para este ano de 2024 aos beneficiários. Por meio desta matéria você vai ver o que acontece com o empréstimo consignado depois que o contratante morre, que é uma grande dúvida realizada por muitos beneficiários do INSS.
O que é o empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado do INSS seria uma modalidade de crédito única, sendo o crédito com as taxas de juros mais baixas do mercado. Por causa dessas baixas taxas de juros, esse benefício é muito procurado por aqueles beneficiários do INSS que se encontram com dívidas.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Atualmente a taxa de juros desse crédito é de 1,72% ao mês, se comparada às demais modalidades de crédito esta taxa é muito baixa. Há alguns meses atrás, a taxa de juros do empréstimo consignado era mais alta, mas tivemos grandes mudanças que acabaram reduzindo esta taxa.
A redução desta taxa de juros ocorreu em virtude da baixa da taxa SELIC que nos últimos trimestres teve uma redução. A taxa SELIC afeta diretamente a taxa cobrada pelo empréstimo consignado e como esta teve uma redução, consequentemente o empréstimo consignado teria também.
Leia mais: Governo Federal divulgou NOVO BENEFÍCIO para trabalhadores em 2024 – Veja quem terá direito
Vale destacar que o empréstimo consignado tem as parcelas descontadas de forma direta da sua folha de pagamento. Em virtude disso, as taxas de juros são mais baixas por causa do banco ter uma garantia que o aposentado vai quitar a sua dívida. Portanto, o que acontece com o empréstimo consignado depois que o aposentado morre e não ter quitado ainda totalmente as parcelas?
O que acontece com o empréstimo depois que o beneficiário morre?
Esse questionamento é muito utilizado pelos beneficiários do INSS e não somente para eles, pelos familiares também. Muitos acham que quando o aposentado vem falecer os familiares desse aposentado, vão ter que arcar com os custos da contratação de empréstimo consignado.
Leia mais: Vacinação contra a dengue foi ampliada pelo Governo em 154 cidades – Confira quais
Portanto não funciona assim, de acordo com informações o banco já está ciente desse perigo e por causa disso, o familiar não vai ter que se encarregar com o pagamento das parcelas do empréstimo consignado.
Com isso, depois que o aposentado vem a falecer e ainda possui parcelas da modalidade de crédito, essas parcelas devem ser anuladas, dessa forma os familiares não têm que pagar as parcelas do crédito consignado. Portanto poderemos ter futuramente mudanças porque é algo que muitos bancos acham injusto.
Leia mais: Pagamento de R$ 2,1 bilhões para aposentados do INSS em 2024- Confira como consultar se tem direito
Portanto, atualmente é isso o que acontece com o empréstimo consignado depois que o aposentado morre e caso se um dia tiver mudanças, vamos avisar você de primeira mão como vai funcionar.
Veja Também: 13 salário terá PAGAMENTOS BLOQUEADOS – VEJA AGORA LISTA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!