Novo RG Digital unifica principais documentos pessoais – Veja como emitir o seu
O novo RG digital veio para facilitar a vida dos brasileiros, confira a seguir como emitir o documento e para que ele serve.
Boas novas! O novo RG digital, oficialmente conhecido como Carteira de Identidade Nacional (CIN), foi lançada em 24 estados do Brasil, com o objetivo de unificar os documentos dos cidadãos brasileiros. Embora ainda não seja obrigatória, aqueles que optarem por adquirir a nova CIN terão não apenas suas informações básicas, mas também outros dados relevantes incluídos em um único documento.
O novo RG digital, é mais um dos documentos que você pode consultar pelo site do gov.br. Ele já está disponível para que você apenas dê entrada no documento para obtê-lo.
Então neste artigo, vamos explicar o processo para emitir o documento, além de esclarecer dúvidas relacionadas a solicitação, segunda via do documento e outras informações importantes que precisamos considerar.
O que é o RG digital?
O novo RG digital veio como uma respostas ao grande problema com à duplicidade de registros no documento de Identidade (RG). Anteriormente, cada estado emitia o RG dos cidadãos, o que permitia que apenas uma pessoa pudesse ter números de RG diferentes.
Por conta dessa brecha no sistema, a aplicação de golpes, fraudes e até mesmo acesso indevido a benefícios e remunerações ficava mais fácil.
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No entanto, a partir desta novidade, a supervisão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Bem como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) oferece consultas e registros mais precisos, eliminando a possibilidade de duplicidade de identificação. Além disso, a implementação da CIN simplifica o processo de registro para menores de idade, uma vez que o número do CPF é integrado à certidão de nascimento desde o início. Essa integração facilita e agiliza a identificação e registro de cada indivíduo desde o seu nascimento.
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O que muda com a nova carteira de identidade (novo RG)?
Então, após a mudança no formato do novo RG digital, a principal mudança que podemos observar é a eliminação do número do RG, que não será substituído por outra numeração. Sendo assim, a identificação dos brasileiros será feita exclusivamente pelo número do CPF.
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Além disso, o novo modelo também vai incluir outras informações importantes, como prontuários do SUS, registros no INSS e dados fiscais e tributários, além de abranger informações sobre o alistamento militar e o registro de voto.
Outra novidade que precisamos ressaltar é a presença de um QR code na nova carteira de identidade, facilitando o acesso dos cidadãos a locais públicos e privados.
Como tirar RG digital em São Paulo
Para simplificar a maneira que a emissão do novo documento está ocorrendo, trouxemos um passo a passo da emissão do documento pelo sistema de São Paulo. Com o app “RG Digital SP” o processo de acesso ao seu documento torna-se ainda mais simples. Confira no passo a passo:
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- Baixe o aplicativo “RG Digital SP” em seu dispositivo, disponível para sistemas Android e iOS.
- Ao abrir o aplicativo, escolha a opção “Adicionar RG”.
- Será solicitado o acesso à câmera do seu dispositivo. Escaneie o código QR disponível no seu documento físico.
- Em seguida, será necessário realizar o reconhecimento facial. A câmera se abrirá novamente, em modo de selfie, para identificar o seu rosto e conceder acesso ao documento digital.
- Por fim, crie uma senha para utilizar no aplicativo. Em poucos minutos, o seu RG digital estará pronto para ser utilizado.
Como obter a versão digital em outros estados
Em outros estados, é possível obter o documento do novo RG digital via site Gov.BR. No sistema do governo faça o login usando seu cadastro padrão, ou crie um novo. Em seguida, navegue até a aba “Meus documentos” para visualizar a versão digital do seu RG.
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É importante ressaltar que esse recurso está disponível apenas para aqueles que possuem a nova Carteira de Identidade Nacional.
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