Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Novidades Positivas: Taxas do Cartão de Crédito Diminuem pelo Segundo Mês Consecutivo Após Ação!

Veja uma boa notícia: novamente os juros do cartão de crédito caíram! Saiba como se beneficiar dessa novidade!

0

Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo diminuíram de 419,3% ao ano, em janeiro, para 412,5% ao ano em fevereiro deste ano, conforme divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira (2).

Com um declínio de 6,8 pontos percentuais em fevereiro, a taxa de juros dessa modalidade de crédito atingiu o menor nível desde dezembro de 2022, quando estava em 411,9% ao ano. A série histórica do BC começa em março de 2011.

Apesar da redução da taxa em fevereiro, a segunda consecutiva, essa forma de crédito continua com juros considerados exorbitantes, acima de 400% ao ano. Entenda melhor a seguir!

Quem Utiliza O Crédito Rotativo do Cartão de Crédito?

Novidades Positivas: Taxas do Cartão de Crédito Diminuem pelo Segundo Mês Consecutivo Após Ação! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)
Novidades Positivas: Taxas do Cartão de Crédito Diminuem pelo Segundo Mês Consecutivo Após Ação! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

O crédito rotativo do cartão de crédito é utilizado por quem não consegue quitar o valor total da fatura na data de vencimento, mas deseja evitar a inadimplência.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

É importante destacar que esta é a modalidade de crédito mais cara do mercado e é recomendado pelos analistas que os clientes bancários quitem integralmente o valor da fatura mensalmente.

Qual A Solução Dada Pelo Governo Sobre Os Juros Rotativos do Cartão de Crédito?

Fevereiro marcou o segundo mês de vigência da decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), divulgada no final do ano passado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que limita o valor total da dívida dos clientes no cartão de crédito rotativo. A medida entrou em vigor em 3 de janeiro.

Leia mais: BPC: entenda as mudanças de 2024! Assim, não perca! Clique aqui e veja agora

No mês passado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou que a solução adotada pelo CMN para limitar a dívida do cartão de crédito – que já havia sido aprovada anteriormente pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula – seria temporária.

Debate sobre Juros e Parcelamento do Cartão de Crédito

As discussões sobre os juros do cartão de crédito rotativo têm causado atrito entre os bancos e as credenciadoras independentes, também conhecidas como maquininhas.

Leia mais: Confira então alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano

No centro das discussões está o parcelamento sem juros no cartão de crédito, questionado pelos bancos, mas defendido pela equipe econômica e pelas credenciadoras independentes.

No mês de fevereiro deste ano, de acordo com o Banco Central, a taxa média de juros cobrada pelos bancos em operações com pessoas físicas e empresas registrou uma queda de 0,3 ponto percentual, atingindo 40,2% ao ano.

Este é o menor nível desde junho de 2022, quando estava em 38,9% ao ano. Vale ressaltar que essa taxa foi calculada com base em recursos livres, excluindo os setores habitacional, rural e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira então as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito

Queda nos Juros do Cartão de Crédito

A queda nos juros bancários médios ocorre simultaneamente à redução da taxa básica da economia, que vem diminuindo desde agosto do ano passado, totalizando cinco reduções. Atualmente, essa taxa está em 10,75% ao ano, a mais baixa em dois anos.

Leia mais: Lula fez anúncio que pegou a todos de surpresa! Pagamentos do INSS virão antecipados em 2024! Então Clique Aqui E Veja As Datas

  • Nas operações com empresas, a taxa média de juros caiu de 22,3% ao ano em janeiro para 21,4% ao ano em fevereiro deste ano, atingindo o menor nível desde dezembro de 2023 (20,9% ao ano).
  • Já nas operações com pessoas físicas, os juros passaram de 52,6% ao ano em janeiro para 52,5% ao ano em fevereiro deste ano, alcançando o menor patamar desde junho de 2022 (51,5% ao ano).
  • No cheque especial para pessoas físicas, a taxa subiu de 125,8% ao ano em janeiro para 131,8% ao ano em fevereiro de 2024, atingindo o maior nível desde setembro de 2023 (133,9% ao ano).

Veja Também: SURPRESA na FOLHA de PAGAMENTO – VEJA AGORA

SURPRESA na FOLHA de PAGAMENTO:NÚMERO de BENEFÍCIOS PAGOS pelo INSS cresce 3 vezes MAIS – VEJA AGORA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.