Novidade no INSS: Auxílio-Doença Agora Pode Ser Requerido nas Agências dos Correios
Veja a seguir uma nova maniera de solicitar o Auxílio Doença do INSS!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando uma nova forma de solicitação do antigo auxílio-doença, agora denominado benefício por incapacidade temporária.
A intenção desta nova forma procura garantir mais uma maneira do beneficiário solicitar o seu direito. Veja qual a nova forma de solicitação do benefício a seguir!
Nova Forma de Solicitação do Auxílio-Doença em 2024

Os beneficiários poderão realizar o pedido nas agências dos Correios, proporcionando maior comodidade e agilidade.
Leia mais: Imposto de Renda 2024: veja então as principais mudanças para este ano
O instituto anunciou que os segurados deverão solicitar o benefício inicialmente através da central telefônica do INSS, pelo número 135, ou pelo aplicativo Meu INSS.
Após isso, deverão se dirigir a uma agência dos Correios somente para apresentar o atestado médico, necessário para complementar o pedido.
Essa novidade será implementada inicialmente em fase de testes a partir do dia 18 de março, na cidade de Fortaleza–CE. Posteriormente, o objetivo é estender o serviço para todo o território nacional.
Por Que Essa Forma De Solicitação Do Benefício Auxílio-Doença?
O INSS tem adotado diversas medidas para reduzir o tempo de espera nos atendimentos, tais como a simplificação dos requerimentos no aplicativo Meu INSS e o uso do sistema Atestmed, que substitui a perícia presencial pela análise documental.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Além disso, têm sido realizados mutirões de atendimento para avaliações sociais e perícias médicas, com o intuito de reduzir a fila de pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.
Formas De Solicitação Do Benefício De Incapacidade Temporária
Em todas as formas de solicitação, será utilizado o sistema online Atestmed. O INSS está em negociações com os Correios para que o Atestmed seja disponibilizado e complementado nas agências, levando em consideração que muitos indivíduos não têm acesso à internet.
Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui
A meta estabelecida é que até o dia 30 de abril, 100% dos benefícios por incapacidade temporária sejam concedidos através do sistema Atestmed.
Essa medida está alinhada aos esforços recentes do governo federal para reduzir a fila de espera do INSS. De acordo com dados divulgados em dezembro de 2023, o tempo médio de espera em novembro diminuiu em 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando estava em 79 dias.
Leia mais: MUDANÇAS no Calendário de pagamento PIS/PASEP 2024: Então veja quais aqui
Documentação Necessária para Requerer o Benefício do Auxílio-Doença
- Documento de identificação oficial com fotografia;
- Número do CPF;
- Carteira de trabalho, carnês de contribuição ou qualquer outro documento que comprove o pagamento ao INSS, além do número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP);
- Relatório médico detalhado que comprove a doença, o tratamento recomendado, o período sugerido de afastamento do trabalho e a justificativa da incapacidade laboral. Este relatório deve conter informações como: identificação do paciente, CID (Classificação Internacional de Doenças), data, assinatura, carimbo e CRM do médico;
- Requerimento carimbado e assinado pela empresa, indicando o último dia de trabalho.
Veja Também: ATENÇÃO: INSS COMUNICA sobre PAGAMENTO de 13 salário ANTECIPADO – QUEM terá DIREITO?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!