Novas Regras Facilitam a Prova de Vida do INSS em 2024: Saiba Tudo Aqui!
Com mudanças na Prova de Vida, segurados podem utilizam a biometria fácil para a comprovação de vida. Confira mais informações!
A Prova de Vida do INSS, um processo obrigatório anual para confirmar a existência do beneficiário, terá novas regras para facilitar o processo aos aposentados e pensionistas em 2024.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclarece que, a partir de 2023, o procedimento tornou-se opcional, permitindo assim que a Prova de Vida seja realizada por meio do cruzamento de dados com outros órgãos públicos sem a necessidade de comparecimento presencial à instituição
O procedimento, que antes era realizado anualmente com biometria e exigia a apresentação do cartão de débito e um documento com foto, foi substituído por um sistema mais moderno e prático.
Confira mais informações sobre as mudanças ocorridas na Prova de Vida para 2024.
Prova de Vida 2024
A partir de agora, a prova de vida do INSS ocorre por meio de cruzamento de dados. Isso significa que é o próprio INSS que verifica se o beneficiário está vivo usando informações públicas. Essa mudança veio para modernizar o processo e, principalmente, facilitar a vida dos beneficiários. Além disso, ela é uma importante estratégia para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Para confirmar quem ainda deve receber os pagamentos, o INSS considera atos registrados em bancos de dados como prova de que a pessoa está viva.
A verificação ocorre em órgãos públicos, sejam federais, estaduais ou municipais e também em bancos de dados privados que mantêm um acordo com o INSS. Quanto à prova de vida, o INSS tem usado alguns métodos, como o acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro, a realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico, a realização de atendimento presencial nas agências do INSS, entre outros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA do Diário Oficial pelo WhatsApp
Prazo para a realização da Prova de Vida
Vale destacar que o prazo para esta confirmação é de dez meses, tendo início no aniversário do segurado. Se o beneficiário não cumprir a prova de vida neste período, o INSS irá entrar em contato por meio do aplicativo Meu Leão, pelo número 135 ou pelo banco. Após esta notificação, o beneficiário tem 60 dias para realizar um dos procedimentos indicados.
Leia mais: Nova vitória para idosos: Governo oferece moradia gratuita para Beneficiários do Bolsa Família
Caso o procedimento não seja realizado, o INSS enviará um servidor até o endereço registrado do beneficiário para comprovar sua vida. Lembrando que não fazer a prova de vida pode levar ao cancelamento do benefício previdenciário. Para evitar que isto ocorra, é fundamental manter os dados atualizados no aplicativo ou site Meu INSS.
Mudanças nos benefícios
Assim como seguir as orientações referentes a nova forma de realização da prova de vida. Permaneça sempre informado sobre as mudanças do INSS e outros assuntos de relevância. Acompanhe nossas publicações diárias seguindo nossas redes sociais e inscrevendo-se em nosso canal do Youtube. Extraia o máximo de informações de forma rápida e gratuita. Seja bem-vindo à era da informação digital.
Leia mais: Inscrições para o Sisu 2024: Saiba tudo sobre prazos, vagas e como participar!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem