Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

NOVAS POLÍTICAS DE CUIDADOS PODEM AFETAR VOCÊ – Leia mais

Trabalhadores domésticos no Brasil aguardam ansiosamente a implementação da Política Nacional de Cuidados, que visa assegurar seus direitos.

0

Entre as paisagens vibrantes e a cultura rica do Brasil, numerosos trabalhadores enfrentam diariamente desafios que passam despercebidos. Mais de 47 milhões de brasileiros se dedicam ao exercício do cuidado, seja de maneira remunerada ou não. Um número impressionante que revela não apenas a demanda por cuidado, mas também as dificuldades enfrentadas por esses profissionais.

Desse enorme grupo, um percentual significativo é composto por mulheres, sendo 55% delas negras. Essas trabalhadoras enfrentam não só a carga habitual de suas tarefas, mas também desafios complexos relacionados à desigualdade de gênero e racial na sociedade.

Quem são os principais afetados pelos desafios dos cuidadores?

Governo Federal caminha rumo a nova política sobre trabalhos com cuidados (Reprodução Portal Gov)

A história de Chirlene Brito, uma paraibana que iniciou sua jornada de trabalho aos 14 anos como empregada doméstica, é um reflexo da realidade de muitos. Em uma casa em Campina Grande, além de suas tarefas domésticas, Chirlene era encarregada de cuidar de outra criança. O pagamento? Cadernos velhos e lápis usados, recursos insuficientes para alcançar seu verdadeiro sonho de estudar.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Qual a nova medida legislativa que promete mudar essa situação?

Hoje, aos 40 anos, e ainda atuando como diarista, Chirlene faz parte da direção da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e aguarda uma mudança significativa: a implementação da Política Nacional de Cuidados. Este projeto de lei, que foi recentemente apresentado ao Congresso, visa estabelecer políticas públicas e assegurar direitos para aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado de outros.

Principais Objetivos da Política Nacional de Cuidados

  • Garantir acesso a serviços de qualidade para quem necessita de cuidados.
  • Promover trabalho decente para cuidadores remunerados.
  • Reduzir sobrecarga de trabalho para cuidadores não remunerados, principalmente mulheres.

Como essa política pode influenciar a vida de trabalhadores domésticos?

Chirlene e seus colegas da Fenatrad, que hoje continuam lutando contra o trabalho doméstico em condições precárias, aguardam essa mudança com esperança. A proposta, que envolveu a colaboração de mais de 20 ministérios sob a liderança do Presidente Lula, promete uma divisão mais igualitária do trabalho de cuidados. Esse é um passo crucial para garantir não apenas direitos, mas também dignidade para milhões de trabalhadores domésticos no país.

Leia mais: CadÚnico: sistema para o acesso aos PROGRAMAS SOCIAIS no BRASIL

A aprovação deste projeto pelo Congresso Nacional é muito aguardada, pois representa um avanço significativo na luta por igualdade e reconhecimento das trabalhadoras remuneradas e não remuneradas do setor doméstico. É um marco que pode alterar, substancialmente, a realidade de muitos brasileiros, garantindo-lhes não só melhores condições de trabalho, mas também a oportunidade de viverem vidas mais plenas e dignas.

eja também: INSS liberou NOVA MODALIDADE de CRÉDITO para aposentados – CARÊNCIA ou SUSPENSÃO de 180 dias

Saiba mais ( João Financeira TV)

Dica bônus:


Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista