Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

NOTÍCIA URGENTE! INSS Vai Antecipar Pagamentos do Décimo Terceiro em 2024? Saiba Tudo Agora!

Descubra o que o governo pretende fazer com o décimo terceiro dos beneficiários do INSS. Veja se haverá pagamento.

0

O décimo terceiro salário representa uma conquista histórica para os trabalhadores brasileiros, e a antecipação desse benefício pelo INSS é um tema de grande expectativa para muitos. No ano de 2024, essa questão ganha ainda mais relevância, levando muitas pessoas a questionarem se o INSS irá antecipar os pagamentos do décimo terceiro. A resposta está disponível em nosso artigo! Veja a seguir.

O que é o Décimo Terceiro salário?

Veja quais as expectativas para o décimo terceiro em 2024.
Veja quais as expectativas para o décimo terceiro em 2024. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Primeiramente, antes de abordarmos a potencial antecipação do valor para os beneficiários do INSS, é importante explicar o que envolve essa remuneração.

Leia mais: Nota Oficial do INSS: Quem ganha acima do mínimo terá aumento em 2024? Veja então agora mais informações sobre o pagamento

O décimo terceiro salário, também conhecido como gratificação natalina, é um benefício assegurado por lei aos trabalhadores brasileiros, bem como para beneficiários do INSS. Normalmente o valor cai no final do ano, representando um salário adicional, para proporcionar alívio financeiro, especialmente durante a temporada de festas.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Beneficiários do INSS vão receber o décimo terceiro?

Sim! Conforme relatos da imprensa, os beneficiários do INSS receberão o décimo terceiro salário, pois o pagamento está previsto em lei. Ou seja, é obrigatório! Porém, o instituto afirmou que não tem previsão para antecipar os valores este ano.

Leia mais: Guia Completo sobre Plano de Saúde para Microempreendedores Individuais (MEIs)

Dessa forma, o calendário de pagamento do INSS para o ano de 2024, iniciou em 25 de janeiro e está programado para prosseguir até 7 de fevereiro. E nosso blog, você pode conferir as datas de pagamento de fevereiro que já estão disponíveis!

O ajuste salarial foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou um aumento acumulado de 3,71%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Décimo terceiro salário antecipado em 2024?

Os beneficiários do INSS estão ansiosos em relação à possibilidade de antecipação do décimo terceiro salário em 2024. Acontece que, no ano anterior, o presidente Lula emitiu um decreto que antecipou os pagamentos para maio e junho de 2023, uma medida destinada a estimular a economia.

Leia mais: Redução nas taxas de empréstimos consignados do INSS: CNPS revela novos índices!

Contudo, de acordo com informações do INSS, não há previsão de antecipação em 2024. O planejamento original permanece, com os pagamentos das duas parcelas do décimo terceiro mantidos para os meses de novembro e dezembro.

Reajuste para aposentados e pensionistas do INSS impacta o valor do 13 salário

Aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, o INSS aplicou um reajuste de 6,97%, equivalente ao novo salário mínimo de R$ 1.412 em 2024.

Leia mais: INSS 2024: Novos Valores, Datas de Pagamento e Como Consultar seus Benefícios

Esse reajuste implica em um aumento significativo em comparação ao valor anterior de R$ 1.320, proporcionando excelentes oportunidades para os aposentados e pensionistas. Com o aumento, outros valores sofrem reajustes, como o décimo terceiro salário com valor igual ao benefício do idoso.

De olho nas datas do PIS e o Pasep

Como dissemos anteriormente, os pagamentos do INSS em janeiro de 2024 já foram começaram. Sob a mesma perspectiva, os beneficiários devem ficar atentos ao calendário do PIS e do Pasep.

O cronograma de pagamentos do PIS para 2024 começa em 15 de fevereiro para os nascidos em janeiro, seguindo um calendário mensal até 15 de agosto para os nascidos em dezembro.

Leia mais: Novas Regras Facilitam a Prova de Vida do INSS em 2024: Saiba Tudo Aqui!

De maneira semelhante, o Pasep segue um cronograma baseado no final da inscrição, iniciando em 15 de fevereiro para os finais de inscrição 0 e encerrando em 15 de agosto para os finais de inscrição 9.

Fique atento às datas para não perder os pagamentos! Para conferir todas as datas e esclarecer dúvidas adicionais, basta acessar o site oficial da Caixa: www.caixa.gov.br

Veja Também:

INSS: PAGAMENTO de 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS tem NOVAS DATAS e VALORES? – VEJA QUEM vai RECEBER! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.