Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Notícia Triste para os Trabalhadores: Fim do Saque Aniversário – Veja o que aconteceu

Fim do saque-aniversário: veja o que está por trás da mudança

0

Não é de agora que rumores vem e vão a respeito do fim do Saque-aniversário que se sustentam nas falas do atual Ministro do Trabalho. Conforme dados da Caixa Econômica levantados no fim do ano passado, mais de 32,7 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário. Portanto, se realmente for o fim dessa modalidade, muitas pessoas ficarão prejudicadas sem poder retirar uma parte do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para aliviar momentos difíceis.

Em vista disso, continue a leitura para saber tudo o que está em tramitação em relação ao assunto.

O que é o saque-aniversário

Fim do saque-aniversário. Veja o que está por trás da mudança na modalidade de saque do FGTS, aceita por milhares de trabalhadores. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)
Fim do saque-aniversário. Veja o que está por trás da mudança na modalidade de saque do FGTS, aceita por milhares de trabalhadores. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

O Saque-Aniversário é uma opção que permite os trabalhadores retirarem uma parcela do saldo disponível em seus FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Ele foi criado sob a Lei 13.932/19 em 2019, contudo, entrou em vigor em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mas infelizmente, um comunicado em fevereiro afetou todos que optam por essa opção. Continue a leitura para saber mais.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Fim do saque aniversário

No dia 27 de fevereiro de 2024, foi noticiado que o Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai acabar.

Isso mesmo!

O que muitos perguntam é: mas e agora, como os trabalhadores poderão ter acesso à ajuda financeira para ajudar situações? Veja o que o Ministro do Trabalho tem a dizer sobre isso.

Leia mais: Dicas importantes para conseguir se livrar das dívidas de empréstimo- Consulte

Por quê o saque-aniversário vai acabar?

O fim do Saque-Aniversário pode ser interpretado como uma medida que busca preservar os recursos do FGTS para seu propósito original: ou seja, ser uma garantia para o trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa causa, compra da casa própria ou aposentadoria.

E o saque anual estava indo contra essa ideia original. Mas agora com o fim do saque que restringe o acesso ao saldo do FGTS apenas em casos de necessidade comprovada, o governo pode zelar pela segurança financeira dos trabalhadores a longo prazo.

Ao menos é o que eles dizem, mas você concorda? Porque muitos contavam com essa opção como uma fonte adicional de renda ou como parte de seu plano de aposentadoria. E infelizmente, sem essa alternativa, aqueles que dependiam do saque-aniversário podem precisar reavaliar suas finanças e buscar outras formas de complementar sua renda, ou buscar empréstimos bancários.

Leia mais: O Que Realmente Acontece com Suas Dívidas Após 5 Anos? Serasa Responde!

“Se a gente não acabar com o saque-aniversário, a gente não resolve o problema desses trabalhadores, que necessitam, desejam daquele recurso. Mas a lei criada no governo anterior impede que ele receba. Nós precisamos de mudança nessa lei”.

Pontuou o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante coletiva do Caged, na última sexta-feira (15/03).

O que está por trás do fim do saque-aniversário

Com o fim do saque-aniversário, as autoridades querem disponibilizar um tipo de empréstimo aos trabalhadores. Nesse sentido, o Ministro disse que o objetivo de tal ação é possibilitar que o FGTS sirva de garantia para empréstimos consignados, proporcionando taxas de juros menores aos trabalhadores.

Leia mais: Pessoas que trabalham de carteira assinada podem receber Bolsa Família? Confira as regras para receber o benefício em 2024

Em suma, o encerramento do Saque-Aniversário do FGTS vai gerar impactos imediatos na economia e no planejamento financeiro dos trabalhadores. E o impasse em torno das questões levantadas no texto é essencial para garantir o bem-estar à população trabalhadora.

Veja mais: : ATENÇÃO: PROVA de VIDA INSS 2024

ATENÇÃO: PROVA de VIDA INSS 2024 – SAIU na LISTA MUDANÇAS no INSS – QUEM PRECISA FAZER MÊS de MARÇO? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.