Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

NOTÍCIA QUENTE: Data da Primeira Parcela do 13º Salário Anunciada – Confira quem tem Direito!

Data da primeira parcela do décimo terceiro salário do INSS liberada! Veja.

0

O tão esperado momento chegou para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): a revelação da data da primeira parcela do 13º salário em 2024

Portanto, essa notícia, aguardada com tanta ansiedade, traz alívio para os beneficiários. 

Continue a leitura e saiba mais.

Quando a primeira parcela do décimo terceiro salário do INSS vai ser paga?

Calendário de pagamento do INSS 2024. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)
Calendário de pagamento do INSS 2024. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

A espera pelo 13º salário do INSS se encerrará em agosto de 2024, quando a primeira parcela do abono natalino estará disponível para os aposentados e pensionistas. Estima-se que o pagamento ocorra em agosto, já que antes da antecipação, os repasses aconteciam em agosto e novembro.

Leia mais: Descubra Agora! 5 Benefícios que Quase Todos os Idosos Podem Receber – Confira a Lista!

Assim, início do abono natalino é marcado por esta data, e a segunda parcela será creditada em novembro. É importante ressaltar que, segundo informações do Governo Federal, não há planos de antecipação em 2024, mantendo o calendário tradicional.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem tem direito ao décimo terceiro salário do INSS?

O 13º salário do INSS é destinado aos segurados da Previdência Social que receberam benefícios previdenciários durante o ano, totalizando pelo menos 15 dias de pagamento.

Leia mais: Novidade: Calendário Revela Data da Primeira Parcela do Décimo Terceiro Salário do INSS – Confira!

Então, entre os contemplados estão aqueles que usufruíram de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria (por idade, tempo de contribuição, invalidez ou especial), pensão por morte e auxílio-reclusão

Entretanto, vale ressaltar que benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não concedem direito ao abono natalino.

Como o 13º salário do INSS é calculado e pago?

O INSS determina o valor do 13º salário com base na renda mensal do benefício referente ao mês de dezembro. A primeira parcela corresponde a até 50% desse valor, enquanto a segunda parcela abrange a diferença entre o total do 13º e a quantia já adiantada

Leia mais: Descubra os Novos Benefícios do Cartão do Idoso para os brasileiros e Aprenda a Emiti-lo!

Na segunda parcela, aplicam-se eventuais descontos, como o Imposto de Renda, o que é importante notar.

Ademais, a forma de pagamento ocorre conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador, e o sistema realiza os depósitos na mesma conta bancária utilizada para receber o benefício mensalmente.

Em resumo, com a confirmação da data da primeira parcela do 13º salário do INSS em 2024, os aposentados podem se planejar para aproveitar os benefícios desse abono natalino.

E, além disso, para consultar detalhes específicos sobre o valor do 13º salário, os segurados podem utilizar o aplicativo ou site Meu INSS.

Veja Também:  SAIU: Ninguém Acreditava Tudo Muda para aposentados e Pensionistas INSS 13 + 14 salário Aumento 2024

SAIU: Ninguém Acreditava Tudo Muda para aposentados e Pensionistas INSS 13 + 14 salário Aumento 2024 (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.