Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Mudanças nos Juros do Cartão de Crédito em 2024: Entenda sobre taxas, valores e cálculo

Confira as mudanças nos juros cartão de crédito 2024

0

Houve mais uma mudança nos juros do cartão de crédito 2024. Essa é uma ferramenta financeira amplamente utilizada no Brasil, oferecendo praticidade e conveniência aos consumidores.

No entanto, entender como os juros são calculados pode ajudar a evitar dívidas desnecessárias e manter um bom controle financeiro. Vamos abordar os principais pontos sobre esse cálculo e as mudanças nos juros cartão de crédito 2024.

Incidência de Juros no Cartão de Crédito

imagem com muitos cartões de crédito para falar sobre o juros cartão de crédito 2024.
Entender os juros cartão de crédito 2024 é essencial para uma boa saúde financeira (Fonte: Reprodução Google)

Todo cartão de crédito tem a incidência de juros caso a fatura não seja paga integralmente até o vencimento mensal. Contudo, as taxas de juros são variáveis e dependem do perfil de crédito do consumidor, da instituição financeira e das condições do mercado.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Os juros são uma quantia paga à instituição credora pelo empréstimo do dinheiro por um determinado período.

Funcionamento dos Juros do Cartão de Crédito

Quando não há pagamento total da fatura do cartão de crédito até o vencimento, o saldo devedor entra no chamado “crédito rotativo”. Portanto, os juros são calculados sobre o saldo devedor e outros encargos, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), podem ser aplicados.

Leia mais: Cliente Nubank? Limite Extra de R$ 5 Mil Disponível na Conta – Confira Agora!

Os juros no cartão de crédito são simples ou compostos. No caso dos compostos, a taxa incide sobre o valor acumulado da dívida, tornando-a mais custosa quanto maior o tempo de atraso no pagamento.

Taxas Cobradas no Cartão de Crédito

Além dos juros rotativos, há cobranças de outras taxas. Por exemplo, a anuidade, segunda via do cartão, avaliação emergencial de crédito, saque e pagamento de contas, e taxa de parcelamento.

A anuidade é um valor cobrado pela manutenção do cartão, podendo variar conforme os serviços oferecidos e o tipo de cartão. Contudo, a taxa de parcelamento gera-se quando o pagamento da fatura não é integral, resultando em juros embutidos nas parcelas.

Pagamento Mínimo da Fatura e Juros Rotativos

Fazer apenas o pagamento mínimo da fatura acarreta incidência dos juros rotativos sobre o valor restante da fatura.

Leia maisACABA DE SAIR: INSS Anuncia Saque Extra de R$3.052 Liberado! Saiba Quem Tem Direito e Como Sacar Agora!

Os juros rotativos são altos e podem aumentar significativamente o valor da dívida, tornando-o difícil de pagar.

Como Calcular os Juros do Cartão de Crédito

Para calcular os juros rotativos do cartão de crédito, deve-se subtrair o valor pago da fatura total, multiplicar o valor restante pela taxa de juros rotativo e adicionar os juros calculados ao saldo devedor.

Alternativas para Quitar Dívidas do Cartão de Crédito

Empréstimos como o consignado ou antecipação do FGTS podem oferecer taxas de juros mais baixas em comparação com o crédito rotativo do cartão. Portanto, se antecipar parcela, os juros do cartão de crédito 2024 pode cair ainda mais.

Reduzir o limite do uso do cartão, controlar os gastos, evitar ter muitos cartões e não fazer apenas o pagamento mínimo da fatura são práticas para manter uma boa saúde financeira.

Leia mais: URGENTE: INSS divulga as novas regras para empréstimo consignado em 2024- Confira

Entender como os juros do cartão de crédito são e buscar alternativas para quitar as dívidas de forma mais vantajosa pode ajudar a evitar o endividamento excessivo. Além de garantir um uso mais consciente dessa modalidade de crédito.

Veja Também: 2 SURPRESAS na FOLHA de PAGAMENTO dos APOSENTADOS

SAIU: 2 SURPRESAS na FOLHA de PAGAMENTO dos APOSENTADOS neste MÊS? – ABONO EXTRA ANTECIPADO 2024! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.