Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

Com grande pesar, informamos que faleceu no dia 12 de fevereiro uma das maiores mulheres do mundo comercial, Luiza Trajano.

0

Partiu aos 97 anos, nesta segunda-feira (12), a fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, em sua residência em Franca, a 400 km de São Paulo! Por isso, todas as lojas da cidade ficaram fechadas em homenagem a grande empresária.

Como tia da renomada empresária Luiza Trajano, ela morreu por causas naturais, na sua própria casa. Sempre reconhecida por todos como uma talentosa vendedora, ela teve um papel crucial na trajetória da empresa Magazine Luiza.

Trajetória

Morre a fundadora do Magazine Luiza aos 97 anos, por causas naturais.
Morre a fundadora do Magazine Luiza aos 97 anos, por causas naturais. (Fonte: Reprodução Google.)

Como dissemos anteriormente, Luiza Trajano Donato, apelidada carinhosamente de Tia Luiza, nasceu em 20 de setembro de 1926 e foi casada com Pelegrino José Donato, que veio a falecer aos 94 anos. Juntos, fundaram uma das marcas varejistas mais tradicionais do Brasil.

Após seu casamento, em 1956, o casal decidiu investir suas economias na compra de uma modesta loja de presentes em Franca, chamada A Cristaleira. Esta humilde iniciativa se transformou no começou do que viria a ser o Magazine Luiza, no ano seguinte.

Leia mais: Aposentadoria por tempo de contribuição do professor: Como funciona e como requerer

O nome da marca varejista surgiu em meio a um concurso promovido por uma emissora de rádio local. A ideia inicial era pegar sugestões de nomes para a empresa, porém, os ouvintes escolheram homenagear a já famosa vendedora da cidade. 

“Em uma época em que as mulheres eram frequentemente destinadas apenas ao lar e à família, ela desafiou as expectativas ao perseguir seu sonho empreendedor”, ressalta um trecho do comunicado da varejista.

Com o passar dos anos, a rede começou a expandir gradualmente. Em 1976, adquiriu as Lojas Mercantil e inaugurou suas primeiras filiais no interior do estado.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O início de uma das maiores marcas brasileiras

Luiza Trajano Donato e sua sobrinha, Luiza Helena, foram as grandes mentes por trás dos negócios até o início dos anos 1990. Foi nessa época que Luiza Helena, que já estava imersa no universo da empresa desde a adolescência, foi escolhida por sua tia para liderar o Magazine Luiza. 

Essa decisão marcou o início de uma nova era para a empresa, promovendo sua expansão para além das fronteiras de São Paulo e Minas Gerais, transformando-a em uma das maiores redes varejistas da América Latina.

Leia mais: Atenção: INSS Vai Liberar 3 Pagamentos em Fevereiro – Grana Extra para os Aposentados!

Em suas redes sociais, Luiza Helena expressou sua tristeza pela partida de sua tia — “Gente, hoje, com muita tristeza, nos despedimos da Tia Luiza, uma das maiores referências na minha vida, pelo seu exemplo de força, trabalho e determinação! Obrigada por tudo! Te amo, Tia”, escreveu Luiza Helena em suas redes sociais. A empresária integra o conselho editorial da Folha.

Mesmo afastada das operações cotidianas da rede, Luiza Trajano Donato deixou sua marca quando o Magazine Luiza inaugurou quase 50 lojas simultaneamente em São Paulo, em 2008. 

Leia mais: Prova de Vida do INSS em 2024: Veja como irá funcionar

Durante esse evento, ela se encontrou com os funcionários e os advertiu a tratar todos os clientes com igualdade e respeito — “Quero pedir a vocês, como boa vendedora que fui, para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio. Atender com todo o carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum. Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sempre sinceros e honestos”, disse.

Veja Também:

FINALMENTE VITÓRIA dos APOSENTADOS: DEPOIS de tanto LUTAR VENCEMOS – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista