MEC Acaba de Anunciar Medidas Contra Racismo nas Escolas: Saiba Mais!
MEC cria protocolos contra racismo nas escolas e lança política nacional. Editais com medidas serão publicados. Veja.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de protocolos de prevenção e combate ao racismo nas escolas brasileiras. Assim, as medidas, que serão detalhadas em editais a serem publicados nos próximos meses, visam garantir um ambiente escolar mais seguro e inclusivo para todos os alunos, independentemente de sua raça ou etnia. Continue a leitura e saiba mais.
Combate ao racismo e promoção da igualdade racial

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que será lançada pelo MEC no próximo dia 14. A política, que possui sete eixos, busca garantir a implementação da Lei 10.639/2003, que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica.
Leia mais: Atenção: ChatGPT tem 5 funções desconhecidas que você precisa descobrir!
Temos visto, então, nos últimos meses, diversos casos de racismo em escolas públicas e privadas ganharam repercussão nacional, como o ocorrido em Brasília, quando alunos da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima foram hostilizados com xingamentos racistas por alunos do Colégio Galois durante uma partida de futsal.
Portanto, o anúncio das medidas ocorre em um momento de grande debate sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Fortalecimento das redes educacionais
Para acelerar a implementação da Lei 10.639/2003, o MEC pretende, então, fortalecer as redes educacionais por meio de um regime de colaboração e coordenação federativa.
Ademais, a pasta também anunciou incentivos financeiros, técnicos e simbólicos para, dessa forma, implementar a política nacional de educação das relações étnico-raciais.
Livros didáticos e formação docente
Uma das medidas previstas na política é o aperfeiçoamento dos editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), para, então, garantir a inclusão de mais obras que abordem temas relacionados à história e cultura afro-brasileira.
Além disso, o MEC investirá na formação de professores, gestores e técnicos das escolas para estarem preparados para lidar com o tema do racismo de forma eficaz.
Leia mais: Mulheres vítimas de violência terão sala especial no SUS – Governo confirmou
Importância da iniciativa
O combate ao racismo nas escolas é fundamental para garantir a construção de uma sociedade equalitária. Assim, as medidas anunciadas pelo MEC são um passo importante nessa direção, mas é importante serem implementadas de forma efetiva e com o apoio de toda a comunidade escolar.
Veja Também: NOVIDADES CHEGANDO no EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.