Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Lula comunica que Salários Extras do INSS Serão Suspensos? Veja pode Mudar

Entenda a suspensão dos salários extras do INSS por Lula. Fique por dentro.

0

Quando se trata do bem-estar financeiro dos aposentados e pensionistas, qualquer mudança nas políticas de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de interesse público. Recentemente, uma decisão envolvendo salários extras após tragédias naturais no Rio Grande do Sul causou alvoroço. Continue a leitura e saiba mais.

Por que Lula suspendeu os salários extras?

Foto do presidente Lula falando ao microfone, atrás dele uma bandeira do Brasil e uma da bandeira presidencial.
Lula suspendeu pagamento dos salários extras do INSS devido à não consulta à Casa Civil e Ministério da Fazenda. (Fonte: Reprodução Google)

A decisão de Lula em suspender os salários extras do INSS veio como um choque para muitos. A princípio, a medida parecia ser um suporte necessário para os mais de 2,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC afetados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Leia mais: Atenção: Crise no RS Afetará Preços de Alimentos em Todo o País!

No entanto, o presidente e sua equipe justificam que a portaria que autorizava esses pagamentos foi implementada sem a devida consulta à Casa Civil e ao Ministério da Fazenda

Desse modo, o impacto financeiro estimado para os cofres públicos foi uma das principais preocupações, com um montante superior a R$ 5 bilhões em jogo, o que poderia comprometer seriamente a meta fiscal do governo.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Alternativas em discussão pelo Governo Federal

Diante da polêmica gerada pela suspensão dos salários extras, o Governo Federal não permaneceu inerte. Assim, uma nova medida está em pauta, buscando equilibrar a assistência aos afetados pelas enchentes com a responsabilidade fiscal. 

Leia mais: ATENÇÃO: INSS e Governo: Empréstimo Sem Juros em 36x – Descubra quem pode solicitar!

Entretanto, ainda que a decisão de Lula tenha sido assertiva, há busca por alternativas que possam dar apoio financeiro sem comprometer demais os recursos públicos. 

Benefícios antecipados no RS

Enquanto as discussões sobre os salários extras prosseguem, uma medida emergencial foi implementada pelo Governo Federal. 

Trata-se da antecipação dos pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Bolsa Família e auxílio gás para os beneficiários residentes em municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. 

Leia mais: Banco do Brasil Convoca Idosos para Resgatar Dinheiro de Trabalho Anterior a 1988 – Saiba Como Consultar aqui!

Ademais, também será antecipado para os moradores do Rio Grande do Sul, o abono salarial PIS/PASEP, ainda que não esteja na data prevista pelo calendário oficial.

Veja Também: LULA manda CANCELAR SALÁRIO EXTRA dos APOSENTADOS? 

INSS ALERTA: LULA manda CANCELAR SALÁRIO EXTRA dos APOSENTADOS?! – GRANDE CONFUSÃO (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.