Juros do Crédito Consignado INSS são Reduzidos para aposentados e pensionistas pelo Conselho de Previdência
Beneficiários do INSS vão pagar as parcelas do consignado mais baratas esse mês, entenda o porquê a seguir!
Grande novidade para os aposentados e pensionistas! Beneficiários da autarquia podem se preparar para pagar parcelas do consignado muito mais baratas. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou no dia 28 de fevereiro, por 14 votos a 1 o novo teto limite para os juros do crédito consignado do INSS!
Agora, há um novo teto de juros para o empréstimo consignado e para os cartões consignados. Continue lendo para descobrir como ficou essa decisão.
Qual o novo teto de juros do consignado?
Os juros do crédito consignado do INSS reduziram 0,04 pontos percentuais, passando de 1,76% ao mês para 1,72% para empréstimo. Já para os cartões, diminuiu de 2,61% para 2,55%. A resolução sobre o novo teto de juros do empréstimo já foi publicado no Diário Oficial da União e deve começar a valer a partir do dia 06 de fevereiro.
Leia mais: Confira Agora: Bancos Oferecem 14º Salário para Aposentados e Pensionistas do INSS? Vale a pena?
A decisão de redução partiu após mais uma queda na taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, que após mais um corte no ano, passou para 11,25% ao mês, de acordo com o Banco Central.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como os bancos estão reagindo com a nova taxa de juros
Como nas últimas reuniões, os representantes bancários votam contra a medida, alegando descompasso entre os juros do crédito consignado INSS e a realidade do mercado financeiro.
Dessa forma, as instituições financeiras solicitam que os juros do crédito consignado utilizem como referência a taxa do Depósito Interbancário (DI) em até dois anos. O indicador é tradicionalmente usado para calcular os rendimentos de investimentos em renda fixa, pois relatam que a Selic não reflete os custos dos bancos.
Leia mais: Fátima Bernardes vai sair da Globo – Veja agora
Mas, com o novo teto, os bancos que oferecem o crédito consignado do INSS, terão de reduzir as taxas do consignado se quiserem continuar oferecendo a modalidade de crédito. Segundo os dados recentes do Banco Central (BC), o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil cobram 1,77% ao mês, e o Banco da Amazônia, 1,8% ao mês.
Por estarem acima do teto de juros do consignado atual, as taxas na prática significam que as instituições não oferecem mais esse tipo de crédito. Dentre os bancos mais famosos que ainda contam com a modalidade, apenas a Caixa cobra abaixo do teto, com valores de até 1,73% ao mês. Porém, após nova redução, a instituição terá de reduzir a taxa para enquadrar-se no novo teto.
Margem do consignado para beneficiários do INSS
O consignado é uma forma de crédito muito famosa entre os beneficiários do INSS. As regras atuais determinam que o segurado pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Do todo, 35% são para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício.
Leia mais: Bolsonaro teve reunião secreta com Milei antes de ato na Paulista? Confira
Todavia, os valores acima são para os aposentados e pensionistas apenas, os beneficiários do BPC, por exemplo, contam com uma margem de apenas 35%, onde 30% é para o empréstimo, e os 5% restantes são para escolher entre o cartão de crédito consignado ou cartão benefício consignado.
Veja Também: Antecipação do 13º salário do INSS saiu! Confira.
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!