Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

IPVA 2024: Quem Tem Direito À Isenção E Desconto? Veja Aqui

Confira como conseguir desconto, e até mesmo isenção, no IPVA 2024 a seguir!

0

A chegada do novo ano traz consigo a obrigação anual para os proprietários de carros e veículos: o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA 2024). Em grande parte do Brasil, a cobrança já começa a partir de janeiro, gerando reflexos no bolso dos motoristas. Por isso, veja algumas dicas e até mesmo maneiras de conseguir isenção a seguir!

Alívio Financeiro: Queda nos Preços de Carros Usados e sua Influência no IPVA

IPVA 2024: Quem Tem Direito À Isenção E Desconto? Veja Aqui
IPVA 2024: Quem Tem Direito À Isenção E Desconto? Veja Aqui (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Para os motoristas, uma boa notícia: a tendência é de alívio no bolso este ano. Com a queda média de 4,26% nos preços de carros usados até novembro, de acordo com dados do IBGE, a expectativa é de que o valor do IPVA seja proporcionalmente menor.

Leia mais: Regras De Aposentadoria Do INSS: Veja Então O Que Muda Em 2024

A razão para essa redução está atrelada ao fato de que a maioria dos estados utiliza o valor venal dos veículos como base para calcular a alíquota do imposto.

Tomando o exemplo do Estado do Rio, onde a tabela Fipe é referência, o valor venal apresentou uma queda média de 4,39%, variando conforme o modelo e ano do veículo.

Alíquotas, Vencimentos e Descontos do IPVA

As nuances do IPVA não são universais, variando alíquotas e datas de vencimento de acordo com cada estado.

Os descontos podem chegar a 3% para pagamentos à vista, e, em alguns casos, é possível parcelar o pagamento em até cinco vezes.

A isenção do IPVA é um benefício atrelado a condições específicas, como ocupação profissional, ano do veículo e a condição de Pessoa com Deficiência (PCD).

Leia mais: INSS ALERTA: Golpe Da Prova De Vida Online Continua A Acontecer Com Segurados

Cada estado, responsável pela administração desse imposto, apresenta regras distintas para isenções, gerando variações de uma localidade para outra.

No estado de São Paulo, a isenção do IPVA 2024 contempla diversos grupos e veículos, tais como táxi, mototáxi, transporte escolar, ônibus de fretamento e linha, tratamento diplomático, e pessoas com deficiência (PCD).

Adicionalmente, isenções automáticas e sem limites são concedidas para veículos com mais de 20 anos de fabricação, veículos ferroviários, máquinas agrícolas e equipamentos industriais.

Parcelamento do IPVA: Condições e Prazos

A opção de parcelamento do IPVA requer o pagamento em seis parcelas dentro dos prazos estipulados, sendo essa alternativa válida apenas até fevereiro.

Programas como o Desconto do Bom Motorista, que proporciona até 15% de redução para aqueles sem infrações de trânsito nos últimos três anos, e o Desconto do Bom Cidadão (NFG), vinculado à participação no Programa da Nota Fiscal Gaúcha, com descontos de até 5%, são incentivos adicionais.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Orientações para Efetuar o Pagamento do IPVA

Os proprietários devem fornecer o código Renavam e a placa do veículo em bancos credenciados ou gerar QR Code para pagamento. Além do IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

O pagamento pode ser realizado em diversas instituições, incluindo Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de pagamento via Pix também está disponível.

Leia mais: INSS: Precatórios Liberados; Veja Então Como Funciona O Recebimento Dos Valores

Alerta Contra Golpes e Segurança Online

A segurança online é uma preocupação constante, e os contribuintes devem estar atentos a golpes. É imprescindível acessar apenas o domínio oficial da Receita Estadual para efetuar os pagamentos do IPVA, verificando cuidadosamente as informações do destinatário antes de realizar qualquer transação para garantir uma experiência segura na internet.

Veja Também:

INSS: GOVERNO prepara PAGAMENTO ADIANTADO de 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.