Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS vai antecipar pagamentos para pessoas afetadas pelas Chuvas no Rio Grande do Sul!

Governo Federal vai antecipar os pagamentos do INSS no Rio Grande do Sul.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou uma medida excepcional em decorrência das enchentes recentes no Rio Grande do Sul, para auxiliar os beneficiários afetados, os pagamentos programados para junho vão ser antecipados para maio, uma iniciativa destinada a mitigar as dificuldades financeiras causadas pela calamidade.

Antecipação do INSS no Rio Grande do Sul

celular com aplicativo do meu inss e cédulas de dinheiro
Antecipação dos pagamentos do INSS em Maio (Fonte: Reprodução Google)

Conforme estabelecido na Portaria Conjunta INSS/MPS Nº 46, datada de 3 de maio de 2024, os pagamentos inicialmente previstos para o dia 24 de junho serão antecipados para o final de maio. Essa medida impacta diretamente os segurados que dependem desses recursos para suas despesas diárias.

Leia Mais: Decisão da Justiça: Liberada Bolada em dinheiro para quem Trabalhou antes de 1988 – Veja quem tem direito e como receber! Consulte a seguir

Para solicitar o adiantamento, os beneficiários do INSS qualificados devem dirigir-se ao banco onde normalmente recebem seus benefícios e formalizar o pedido, assinando um termo de opção.

Assim, esse procedimento assemelha-se ao adotado em setembro de 2023, quando uma combinação de ciclone e chuvas intensas atingiu a região, justificando ações emergenciais por parte do Governo Federal.

Dessa forma, é importante lembrar que o montante antecipado deverá ser reembolsado em até 36 parcelas mensais fixas, começando no terceiro mês subsequente ao da antecipação, por meio de dedução da renda do benefício e, devido à natureza da transação, sem custos adicionais ou correções.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem vai poder receber o benefício do INSS antecipado ?

Todos os segurados que recebem benefícios de prestação continuada, aposentadoria ou pensão por morte, são elegíveis para essa medida. Assim, é fundamental destacar que os benefícios temporários, tais como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão, não estão contemplados nessa antecipação.

Leia Mais: Acaba de Sair: Aumento no Salário dos Aposentados em MAIO – Valor na Conta; Confira agora mesmo

Para receber, é preciso fazer uma solicitação ao banco onde recebem os valores mensais.

Situação no Rio Grande do Sul

O mais recente relatório da Defesa Civil do Rio Grande do Sul mantém o número de mortos em 116 devido aos temporais que assolam o estado. No momento, o estado tem 146 pessoas desaparecidas e 756 feridas.

Leia Mais: INSS Confirma Aumento no Salário dos Aposentados para Maio – Veja o Calendário de Pagamento! Consulte aqui

Além desse número, temos 408 mil pessoas que se encontram fora de casa,  deste total há 70.772 pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 337.346 desalojados (pessoas que se encontram na casa de familiares e amigos).

Dos 497 municípios do RS, 425 relatam algum tipo de problema relacionado aos temporais, afetando cerca de 1,476 milhão de pessoas.

Assim, foi emitido um alerta pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul sobre a previsão de chuvas intensas e ventos com velocidade superior a 90 km/h em várias regiões do estado. Além disso, existe o risco de ocorrência de descargas elétricas e queda de granizo.

Calendário de Pagamentos do INSS em Maio

Para consultar a data de pagamento dos benefícios em maio, utilize o último dígito do seu Número de Benefício antes do traço. Por exemplo, se o número do cartão for 123456789-0, considere apenas o número 9 para determinar quando o benefício estará disponível.

Leia Mais: URGENTE: Convocação Oficial do Banco do Brasil para Idosos Resgatarem Valores – Detalhes Aqui!

Confira abaixo o calendário de pagamentos dos benefícios do INSS em 2024:

Calendário oficial de pagamentos do INSS em 2024
Calendário oficial de pagamentos do INSS em 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)

Veja Também: SAIU no DIÁRIO OFICIAL: SUSPENSÃO dos DESCONTOS por 180 dias + R$25.000

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: SUSPENSÃO dos DESCONTOS por 180 dias + R$25.000 – VEJA quem tem DIREITO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.