Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS utiliza IA para combater fraudes em Auxílio Doença

A seguir, veja as medidas que o INSS está utilizando para evitar fraudes e maus uso de recursos.

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recentemente notou que estão ocorrendo fraudes no envio de papéis para requisitar o auxílio-doença, um benefício tão importante para os trabalhadores brasileiros.

Para evitar que esse tipo de crime volte a ocorrer, o instituto decidiu adotar uma nova ferramenta de inteligência para a verificação dos documentos. Conheça a seguir.

Nova ferramenta de análise dos ataques contra fraudes

INSS passa a usar IA para identificar fraudes! Acompanhe.
INSS passa a usar IA para identificar fraudes! Acompanhe. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Primeiramente, a mais recente ferramenta de análise incorporada ao INSS pretende trazer a sofisticação da inteligência artificial. A mais nova tecnologia será capaz de comparar as informações nos documentos enviados, analisando desde a caligrafia do médico até a quantidade de atestados emitidos.

Mas, se houver alguma diferença que a IA acabe identificando, o caso irá para uma análise detalhada.

Leia mais: Homem acusado de golpe desaparece após familiar descobrir que ele desviava dinheiro da mãe

No entanto, é crucial observar que o envio de atestados online, dispensando a necessidade de perícia médica, é permitido apenas para solicitações de benefícios por incapacidade temporária de até 180 dias.

Para afastamentos que ultrapassem esse período, a exigência da realização de perícia médica permanece, e esse processo deve ser marcado diretamente com o INSS.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Quais os requisitos para receber o auxílio-doença?

  • Incapacidade para o trabalho ou atividade habitual
  • Cumprimento da carência
  • Ter qualidade de segurado

Não é necessário que o segurado esteja impossibilitado de realizar todas as atividades, mas sim que ele esteja incapaz de executar o trabalho atual ou a atividade habitual.Além disso, o beneficiário precisa estar conforme os critérios no momento em que ocorre a situação que gera o benefício, ou seja, na data de início da incapacidade.

Leia mais: Bolsa Família 2024: Como funciona, quem tem direito, valores e datas de pagamento

Nesse sentido, o montante do benefício é determinado pelas contribuições feitas pelo beneficiário no passado.

“Art. 59, da Lei 8.213/91. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.”

Qual o valor de um auxílio-doença?

Por fim, o valor do auxílio-doença é equivalente a 91% do salário de benefício, o cálculo tem como base a média aritmética simples dos salários de contribuição mais elevados correspondentes a 80% do período contributivo (período base de cálculo – PBC).

Leia mais: Aposentados ficam desapontados com novas regras do INSS – Entenda 

Art. 61, da Lei 8.213/91. O auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a 91% (noventa e um por cento) do salário-de-benefício, observado o disposto na Seção III, especialmente no art. 33 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)

Art. 29, da Lei 8.213/91. O salário-de-benefício consiste: (Redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

[…]

II, do art. 29, da Lei 8.213/91 – para os benefícios de que tratam as alíneas a, d, e e h do inciso I do art. 18, na média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo. (Incluído pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

Veja Também:

OFICIAL: INSS e BANCOS estão BLOQUEANDO BENEFÍCIOS de APOSENTADOS e PENSIONISTAS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.