Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS Usando Novos Métodos Para Identificar Fraudes Em Benefícios! Saiba Mais Aqui

Veja o que muda com nova tecnologia implementada pelo INSS em 2024!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início, aos testes de uma ferramenta revolucionária de inteligência artificial desenvolvida pela Dataprev.

Essa tecnologia será aplicada na verificação de atestados médicos enviados pela internet para solicitação de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. Entenda mais a respeito, e veja como isso pode refletir em mais vantagens aos beneficiários a seguir!

Atestmed: Um Salto na Detecção de Fraudes

INSS Usando Novos Métodos Para Identificar Fraudes Em Benefícios! Saiba Mais Aqui
INSS Usando Novos Métodos Para Identificar Fraudes Em Benefícios! Saiba Mais Aqui (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

A ferramenta denominada Atestmed tem como principal propósito identificar padrões e prevenir possíveis fraudes ou golpes no processo de solicitação de benefícios.

Leia mais: Regras De Aposentadoria Do INSS: Veja Então O Que Muda Em 2024

Ela substitui o método tradicional de atendimento médico-pericial por uma análise documental, especialmente eficaz para benefícios com duração de até 180 dias. Isso permite que os médicos peritos trabalhem em atendimentos e não percam tempo com estas análises.

Os segurados podem anexar seus documentos diretamente no aplicativo ou site Meu INSS, facilitando o processo.

A inteligência artificial realizará uma análise minuciosa, cruzando dados como:

  • Nome e assinatura do médico no atestado;
  • Número do Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Especialidade do médico;
  • Verificação da autenticidade do atestado e da instituição onde o médico está registrado;
  • Identificação do IP do computador de origem do arquivo.

Combate a Fraudes no Ambiente Digital

O INSS, ciente das crescentes tentativas de fraude, tem buscado aprimorar seus mecanismos de controle. A análise manual, até então utilizada, já identificou casos suspeitos, como o de atestados médicos emitidos em São Paulo com padrões gráficos discrepantes e o mesmo carimbo.

Leia mais: INSS ALERTA: Golpe Da Prova De Vida Online Continua A Acontecer Com Segurados

A situação, que está sob investigação da Polícia Federal, ressalta a importância de medidas mais avançadas na prevenção de fraudes.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, destaca a iniciativa de incorporar ferramentas de inteligência artificial para identificar padrões, grafias e cruzar dados profissionais com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Essa integração visa assegurar que os atestados estejam conforme a realidade e prevenir casos de utilização indevida de informações.

Requisitos e Detalhes do Processo de Benefício por Incapacidade Temporária

Para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve atender a alguns requisitos, como contribuir para a Previdência Social e manter a qualidade de segurado, com um mínimo de 12 contribuições previdenciárias realizadas antes do afastamento.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

É necessário apresentar um atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias, com o prazo máximo de 180 dias.

Detalhes Exigidos no Atestmed

Ao preencher os dados no Atestmed, os segurados devem atentar para informações cruciais, como:

  • Nome completo;
  • Data de emissão (não superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
  • Diagnóstico detalhado ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças);
  • Assinatura do profissional, que pode ser eletrônica, respeitando as regras vigentes;
  • Identificação do médico, com nome e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde) ou carimbo;
  • Data de início do repouso ou afastamento das atividades habituais;
  • Prazo necessário para a recuperação, podendo chegar a 180 dias.

Leia mais: INSS: Precatórios Liberados; Veja Então Como Funciona O Recebimento Dos Valores

Essas medidas, aliadas à tecnologia de ponta proporcionada pela inteligência artificial, representam um avanço significativo no processo de análise de atestados médicos, promovendo maior segurança e eficiência para o INSS e seus segurados.

Veja Também:

INSS: PRESIDENTE fez DECLARAÇÃO sobre a FILA de RECEBIMENTO + 13 SALÁRIO – CALENDÁRIO de PAGAMENTOS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.