Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS realiza mutirão para agilizar concessão de benefício – Veja como participar

O INSS vem realizando mutirões para acelerar pedidos de perícia médica em diversas localidades do Brasil! Veja como participar.

0

Como uma estratégia para reduzir a fila de espera por benefícios previdenciários, o órgão realiza mutirões periódicos. A ideia é possibilitar aos futuros beneficiários, a obtenção do salário de benefício mais rapidamente. O foco dos mutirões são pessoas na fila de espera por mais de 45 dias para realizar perícia médica.

Em 2023, a questão da fila de espera por benefícios foi um dos temas mais debatidos na Previdência Social. O ministro Carlos Lupi havia se comprometido em estabelecer um prazo de até 45 dias entre a solicitação e a resposta, mas muitas pessoas não viram essa promessa ser cumprida. Assim, uma das iniciativas adotadas foi a realização do mutirão pelo INSS.

Através desse mutirão, aqueles que só conseguiam agendar a perícia médica para mais de 30 dias após o pedido têm a oportunidade de conseguirem fazer antes. Para viabilizar isso, as agências da Previdência estão funcionando aos sábados, e os peritos estão realizando horas extras para conseguir atender à grande demanda. Confira na íntegra mais detalhes a respeito dos mutirões do INSS e como participar!

Quem pode participar do mutirão do INSS?

Veja a seguir dicas para participar do mutirão do  INSS.
Veja a seguir dicas para participar do mutirão do INSS. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Para participar de um dos mutirões do INSS é preciso, antes, realizar agendamento prévio. No entanto, para saber quando um mutirão será realizado, o próprio instituto costuma avisar previamente para os segurados a espera de realizar a perícia médica.

A perícia médica para obtenção de benefício é exigida em benefícios como aposentadoria por incapacidade ou BPC. Portanto, pode participar do mutirão do INSS os futuros beneficiários que:

  • Pediram o BPC para idosos com mais de 65 anos ou para pessoas com deficiência;
  • Pediram o Benefício de Incapacidade Temporária (auxílio-doença) para quem teve um atestado médico indicando afastamento do trabalho por mais de 15 dias.

Os pedidos de aposentadoria, no entanto, não são prioridade para os mutirões. Acontece que o INSS está focado em lidar com os atendimentos presenciais que mais costumam atrasar. Os benefícios por incapacidade, por exemplo, dependem desses atendimentos.

Leia mais: Filme “Oppenheimer” Domina Indicações ao Oscar 2024 com 13 Categorias e Diversidade se Destaca

As aposentadorias, salário-maternidade, salário-família ou auxílio-reclusão passam por análise interna, ou seja, por um funcionário que não tem contato direto com a pessoa que fez o pedido.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Como agendar para o mutirão do INSS?

De acordo com o governo federal, há duas maneiras de participar do mutirão do INSS. Em ambas, é importante que as pessoas fiquem de olho nas informações que a Previdência Social divulga para não perder nenhuma orientação.

Leia mais: Nota oficial do INSS: Quem ganha acima do mínimo terá aumento em 2024? Veja sobre então agora mais a seguir

Ligação do INSS

A Central entra em contato com o segurado e informa que é possível marcar a consulta pelo mutirão, adiantando a perícia ou avaliação social. Se o segurado concordar, a marcação é feita. Nesses casos, o número que vai aparecer no celular quando o instituto ligar é (11) 2135-0135.

Canais remotos do Instituto

Quando o INSS avisa que abrirá a agenda para avaliação social ou perícia médica, os segurados podem marcar o atendimento de três formas: pelo site, usando o aplicativo Meu INSS ou ligando para a Central Telefônica 135. A central atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Leia mais: WhatsApp Revoluciona Comunicação com Nova Ferramenta de IA para Criação de Figurinhas Personalizadas

Nos mutirões realizados do INSS, não acontece atendimento sem estar marcado antes. Então, quando a Agência da Previdência abre no fim de semana para acelerar a aprovação de pedidos, só quem já marcou horário pode passar pela consulta com o médico ou pela avaliação social.

Se você já mandou sua solicitação, mas prefere optar pelo sistema Atestmed, que troca a perícia presencial por um atestado médico, basta levar os papéis em qualquer agência, ou fazer o envio online. Em nosso blog é possível encontrar um conteúdo explicativo sobre a plataforma Atestmed.

O que é Mutirão do INSS?

O mutirão do INSS nada mais é que uma estratégia do órgão para acelerar a obtenção de benefícios como auxílio BPC e aposentadoria por incapacidade permanente!

Onde vai ter o mutirão do INSS?

Os mutirões do INSS costumam ser feitos com foco em cidades onde há um grande número de solicitações por benefícios que precisam de perícia médica presencial. No entanto, antes de realizá-los, o instituto entra em contato avisando o beneficiário na fila de espera pela perícia.

Leia mais: Pagamento de Precatórios do INSS para Idosos: Como Acompanhar e Quando Começa! Veja aqui

Veja Também:

INSS: 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS com AUMENTO de SALÁRIO em FEVEREIRO? NOVO BENEFÍCIO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.