INSS promete revolucionar análises dos benefícios com inteligência artificial – Veja como funciona
Entenda como vai funcionar o Projeto Pacifica, que busca revolucionar benefícios de aposentados e pensionistas.
Muitos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram que passar por uma longe fila de espera para enfim conseguir o benefício previdenciário, seja de aposentadoria ou de pensão, por exemplo. Mas nem todo mundo consegue o benefício de primeira. Às vezes, as pessoas precisam recorrer à justiça para que o benefício seja concedido, e a espera pode levar anos, paciência e energia.
Nesse sentido, algumas alternativas estão sendo pensadas para que os processos internos do INSS sejam cada vez mais simples e otimizados. Nesse sentido, a inteligência artificial na análise de benefícios pode ser uma solução para essas e outras questões no projeto “Pacifica”. Portanto, continue até o fim deste artigo para saber tudo o que o governo está planejando.
O que é Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma inovação da qual muitas pessoas ensinam um computador como pensar e agir igual eles mesmos. Ou seja, por meio de comandos e regrinhas, a Inteligência Artificial pode desempenhar papeis muito importantes, como se fosse uma pessoa de verdade.
Mas tudo é construção, e é necessário tempo para que todos os comandos sejam aprendidos e repassados. Ou seja, os computadores são treinados para realizar várias atividades do cotidiano. Veja abaixo algumas.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Inteligência Artificial no dia a dia
- Controle de estoque;
- Câmeras de vigilância;
- Aplicativos de rotas;
- Tratamento de saúde com Inteligência Artificial;
- Reconhecimento facial;
- Casas tecnológicas;
- Análise de dados;
- Atendimento ao cliente;
- Detecção de fraudes (inclusive nos benefícios concedidos pelo INSS de aposentados e pensionistas)
- Publicidade avançada e muito mais.
Leia mais: Concurso Correios 2024: Confira Remuneração Por Cargo No Novo Concurso
Inteligência Artificial na Análise de Benefícios do INSS
Como o mundo está mudando e dando espaço à Inteligência Artificial, uma iniciativa inovadora da Advocacia-Geral da União (AGU) está prestes a dar um grande passo rumo à modernização e à eficiência administrativa com a introdução do projeto “Pacifica”.
Leia mais: Empréstimo Consignado: Proposta Requer PRESENÇA de Idosos Para Solicitar! Veja o que Pode Mudar
Este projeto de o intuito de usar a inteligência artificial (IA) na análise de benefícios do INSS. Mas não serão todos os benefícios que terão um olhar tecnológico. Está sendo pensado um modo em que os casos que foram negados de ter o benefício sejam reavaliados por uma IA. Dessa forma, evitará muitos transtornos judiciais da parte de quem não conseguiu o benefício.
“Após a recusa do benefício pelo INSS, por meio da intervenção direta dos membros da AGU usando IA, incentivaremos o segurado a nos procurar primeiro, em vez de recorrer diretamente ao Judiciário”, explicou o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Em resumo, a aplicação da inteligência artificial no INSS tem o potencial de melhorar os processos e a qualidade dos serviços prestados aos segurados, como aposentados e pensionistas.
Leia mais: Confira então alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano
Veja também: NOVO PAGAMENTO EXTRA se aproxima – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!