INSS modifica prazo para Prova de vida e irrita aposentados, Entenda
O INSS modificou o prazo para a prova de vida, o que gerou irritação entre os aposentados. As alterações incluem novas regras e a necessidade de realizar o procedimento dentro de um prazo específico após notificação. Isso implica em evitar o bloqueio do pagamento, exigindo que os beneficiários estejam atentos às orientações para cumprir as novas exigências.
Com cerca de 37 milhões de aposentados no Brasil, um dos deveres de quem recebe esse benefício é a Prova de vida. Dessa forma, o governo Federal modificou o prazo da prova de vida INSS.
Para aqueles que rebem e desfrutam dos benefícios da aposentadoria, a prova de vida é mais que um mero procedimento burocrático, é um elo vital entre a realidade e a segurança financeira.
A Previdência Social está convocando mais de 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizarem a prova de vida anual. Saiba quem deve comparecer, quais as mudanças e como realizar esse procedimento.
Novas Regras da Prova de Vida Assustam Beneficiários
Desde janeiro de 2023, o INSS tem causado alvoroço entre os beneficiários com sua novas diretrizes para a prova de vida. A autarquia, conhecida por sua rigidez burocrática, assumiu o controle do processo, abolindo a necessidade de comparecimento presencial dos assegurados às instituições financeiras.
Leia mais: INSS ALERTA: Golpe Da Prova De Vida Online Continua A Acontecer Com Segurados
Com as mudanças na regras, a entidade agora vasculha diversas bases de dados em busca dos segurados. No entanto, mesmo com essa nova abordagem tecnológica, há relatos de beneficiários que simplesmente desaparecem dos registros do INSS. Essa situação, que beira o surreal, resulta em notificações inesperadas via Meu INSS, Central 135 ou até mesmo por meio de mensagens bancárias.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Prazo prova de vida do INSS 2024
Para os nascidos em janeiro, fevereiro e março, que recebem os benefícios, a convocação já foi feita pela entidade. Com prazo de apenas 60 dias, os beneficiários podem estar diante da iminência do bloqueio de seu pagamento caso não façam, dentro desse período, a prova de vida no INSS. Portanto, assim que o beneficiário recebe a mensagem para comparecer ao banco, caso o prazo não seja feito dentro desse tempo, haverá consequências para os aposentados e pensionistas.
Leia mais: Pente Fino do INSS: Beneficiários em Risco de Perder Benefícios – Saiba Como se Precaver Agora!
A nova versão da prova de vida é como um grande quebra-cabeça, onde o INSS busca peças e várias bases do governo. Os métodos de rastreamento são amplos, incluindo desde acesso a aplicativos do Governo Federal, a vacinação e até mesmo a emissão de documentos.
Como fazer a prova de vida do INSS
Com as recentes alterações, os segurados têm agora uma variedade de opções para comprovar sua existência e garantir a continuidade do recebimento de seus benefícios. Entre os métodos aceitos estão o acesso ao aplicativo Meu INSS ou a outros apps com certificação e controle de acesso, receber o pagamento de benefício com biometria, realizar empréstimos consignados com biometria, passar por perícia médica presencial ou remota, ser vacinado ou atendido na rede pública, ou privada de saúde, fazer cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito, ou segurança, fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), emitir ou renovar documentos como carteira de identidade, passaporte e carteira de trabalho, e declarar Imposto de Renda.
Presencial ou Digitalmente
Além das opções digitais, os segurados ainda podem optar por realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS. Essa flexibilidade visa facilitar o processo e garantir que todos tenham acesso às formas de comprovação adequadas às suas necessidades e possibilidades.
A Evolução do Procedimento
Anteriormente, a renovação de senhas, conhecida como prova de vida, ocorria de forma presencial, exigindo a apresentação de documento de identificação com foto a um funcionário ou a realização por biometria nos terminais de autoatendimento. Desde 2020, os segurados têm a opção de realizar a prova de vida por biometria facial, utilizando o aplicativo Meu INSS e a câmera do celular.
Para Servidores Públicos:
Para os servidores públicos federais, inativos e pensionistas da União, a prova de vida é feita exclusivamente nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou nas agências bancárias onde o pagamento é realizado, devendo ser realizada no mês de aniversário do servidor/beneficiário.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.