INSS inclui trabalhadores com CÂNCER em agenda com benefícios exclusivos!
Confira benefício exclusivo para quem tem câncer.
Quando falamos no assunto câncer, esse é um assunto que causa muito arrepio a muitos brasileiros. Infelizmente por ser uma doença muito comum atualmente, porém, temos que relembrar que temos um benefício exclusivo para quem tem câncer. Porque neste momento delicado, muitas vezes o trabalhador deve se afastar do seu serviço para se cuidar.
Temos o tratamento, que deve ser feito exames e o repouso. Dessa forma, o trabalhador não tem como continuar trabalhando em muitos casos. Com isso, o INSS tem um benefício exclusivo para pessoas que têm câncer. Veja a seguir essa matéria como funciona esse benefício.
Benefício exclusivo para quem tem câncer:
O objetivo principal desse benefício exclusivo para pessoas que têm câncer, é garantir que nesse momento difícil, você continue tendo uma renda, podendo ser do salário que você já recebia ou pelo menos como um valor para se manter.
Leia mais: Reajuste no IPTU de Cuiabá em 2024: Saiba como é Calculado e Quem Tem Direito à Isenção
Segundo o Ministério da Previdência Social, no ano de 2023 cerca de 42 mil pessoas acabaram recebendo o benefício do INSS por terem que se afastar dos seus trabalhos devido à doença. Vale relembrar que a prevenção é o melhor caminho para evitar que o câncer piore, com isso, o INSS possui esse benefício exclusivo para quem tem câncer para poder se cuidar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Esse benefício, ele é conhecido por muitos como benefício por incapacidade temporária ou auxílio-doença. O primeiro passo, é dar entrada então ao benefício por incapacidade temporária conhecido como auxílio-doença. Ao ser encaminhado então o pedido, o trabalhador vai realizar o agendamento da perícia médica ou encaminhar também o atestado, dessa forma agilizar a liberação do benefício.
Leia mais: 10 Direitos para os Idosos no Brasil: Conheça Benefícios de Impostos a Medicamentos Grátis
Importantes informações sobre o benefício
O auxílio-doença, é então um benefício garantido para todos os contribuintes, o valor mínimo desse benefício é de um salário mínimo. É necessário ter realizado pelo menos 12 contribuições previdenciárias para receber, com exceção de algumas doenças, este benefício pode ser renovado quantas vezes forem necessárias. Sendo assim um benefício exclusivo para quem tem câncer.
Leia mais: Calendário de Pagamentos Anual do Bolsa Família 2024: Confira novidades
Se caso o médico acabou dando uma licença maior que 180 dias, a perícia médica presencial então vai ser obrigatório. Vale ressaltar também, que o auxílio-doença pode ser transformado em aposentadoria.
Caso você não se enquadre neste benefício e se encontra em uma situação de pobreza. Você pode solicitar o BPC, vale relembrar que esse não é um benefício previdenciário, mas pode lhe ajudar. Esse benefício, não precisa ter contribuído para o INSS, porém deve ter 65 anos no mínimo. Além disso, também ele é liberado para pessoas com deficiência ou que estejam adoecidas em qualquer idade.
Vale relembrar que recebe somente um salário mínimo e é necessário estar inscrito no cadastro único. Outro ponto, é que para a aprovação desse benefício é necessário ter a perícia médica do INSS.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: