INSS faz convocação URGENTE para beneficiários- Veja do que se trata e não perca o benefício.
Os prazos para recorrer são 45 dias se residirem em uma cidade com até 50 mil habitantes;
Segundo as novas normas, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e não atualizaram o cadastro no INSS nos últimos quatro anos precisarão atualizar seus dados. Dependendo do tamanho do município onde moram, eles têm um prazo específico para realizar essa atualização.
Os prazos são os seguintes:
- 45 dias se residirem em uma cidade com até 50 mil habitantes;
- 90 dias se morarem em cidades maiores.
O CadÚnico é um instrumento essencial para a inclusão de famílias de baixa renda em diversos programas federais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o próprio BPC. Veja como se inscrever e manter seu cadastro atualizado.
Como saber se preciso atualizar meu cadastro?
Para facilitar a vida dos beneficiários, o INSS disponibilizou no aplicativo e no site “Meu INSS” uma opção para que as pessoas possam conferir se precisam atualizar o CadÚnico. A consulta é simples e não exige login ou senha: basta utilizar o número do CPF.
Caso o CPF informado exija atualização, o sistema orientará a pessoa a procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município. É importante destacar que, a partir do dia 1º de agosto de 2024, o INSS também começou a enviar mensagens “push” pelo app “Meu INSS” para quem precisa realizar essa atualização.
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Quais os prazos para atualização do BPC?
Os beneficiários do BPC devem ficar atentos aos prazos informados pelo INSS. Se o beneficiário não comparecer para atualizar os dados, o pagamento será bloqueado em 30 dias a partir do envio do aviso.
Para garantir que todos sejam notificados, o contato também está sendo feito por diversos meios, entre eles:
- Cartas enviadas pelos Correios;
- Mensagens no extrato de pagamento bancário;
- Notificações via SMS ou ligação da central de atendimento pelo número (11) 2135-0135.
O que fazer se o cadastro não for atualizado a tempo?
Se o beneficiário não realizar a atualização dentro dos prazos estabelecidos (45 e 90 dias), o crédito será bloqueado. No entanto, a suspensão terá efeito apenas a partir do pagamento do mês subsequente ao final do prazo.
É possível solicitar ao INSS a reativação do benefício caso a inscrição ou atualização no Cadastro Único seja feita até o fim do prazo de suspensão. A reativação garante o pagamento de todos os valores devidos durante o período em que o crédito esteve suspenso.
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Alerta contra golpes
O INSS alerta que não solicita dados pessoais ou biometria facial dos beneficiários do BPC. As instruções são para que o beneficiário compareça ao CRAS e apresente a documentação necessária diretamente aos funcionários autorizados. Não entregue seus documentos a terceiros para evitar fraudes.
Neste primeiro lote de notificações, mais de 500 mil pessoas foram chamadas para atualizar seus dados no CadÚnico. Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ao todo, 1,25 milhão de beneficiários passarão por revisão.
Por fim, é fundamental ficar atento às notificações e realizar a atualização dentro do prazo para evitar a suspensão do benefício.
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