INSS divulgou relatório que aponta tempo de espera de 44 dias para atendimento, abaixo do tempo de espera!
Tempo de espera atendimento inss reduziu de acordo com relatório divulgado. Confira as inciativas do INSS.
Novidade do INSS entusiasma os beneficiários. INSS divulgou relatório que aponta que o tempo de espera está em média em 44 dias, o que é abaixo do prazo! Confira o que o Instituto fez para chegar nesse resultado e quais os próximos passos.
Tempo de espera da fila de atendimento do INSS

Em alguns benefícios do INSS, o segurado deve passar pela perícia médica do INSS para ter a concessão do seu benefício. Nestes casos, como aposentadoria por invalidez ou até o auxílio-doença, o segurado deve comprovar que está incapacitado de trabalhar e que vai precisar de um benefício cedido pelo INSS para substituir o salário que recebe da empresa.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Por conta disso, existem esses tipos de benefícios que servem para auxiliar nesses momentos difíceis na vida do segurado.
O segurado pode estar impedido por algum acidente de trabalho ou por alguma doença que o deixou incapacitado. Contudo, processo da perícia médica é bem lento, e atualmente o tempo de espera que o segurado pode levar para ter o atendimento ao INSS pode levar 44 dias.
Em 2022, tivemos um tempo recorde que foi de 79 dias de fila de espera, com isso este ano de 2024 que já estamos bem avançados se comparado àquele ano. Portanto, ainda que 44 dias seja tempo bem longo, o relatório aponta que a situação já esteve pior. Mesmo assim, é preciso que esse tempo ainda seja diminuído, para que os beneficiários não sejam prejudicados.
Leia mais: Benefício Indeferido pelo INSS: Entenda o Que Significa e Como Resolver
Implementação da inteligência artificial no INSS
Com esse tempo de espera no atendimento do INSS, aos poucos está sendo implementado inteligência artificial para otimizar os processos realizados na Previdência Social. Além disso, temos casos que o segurado pode evitar de passar pela perícia médica somente enviando documentos e laudos médicos que comprovem a sua incapacidade por meio do aplicativo Meu INSS.
Leia mais: Veja aqui como contribuir ou pagar INSS estando desempregado
A inteligência artificial deve conseguir fazer em alguns casos o trabalho de um perito e com isso, evita que o beneficiário pegue essa grande fila do INSS. Mas, é necessário que os documentos estejam atualizados e legíveis, para que não aconteça a reprovação dos benefícios.
Leia mais: Veja aqui como contribuir ou pagar INSS estando desempregado
Veja também: BANCOS MUDAM PAGAMENTO do 13 salário ANTECIPADO em 1 PARCELA – VEJA ANTES que SEJA TARDE!!!!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!