Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS antecipa Aposentadoria para Este Grupo – Confira

Veja a seguir medida do INSS que irá antecipar o pagamento de milhões de beneficiários.

0

E uma notícia chega para trazer alívio a quem está em péssimas condições financeiras! O INSS vai antecipar a aposentadoria de um grupo. O pagamento adiantado servirá para que muitas pessoas possam enfrentar as crises e dificuldades com dinheiro no bolso. 

A autarquia implementará a medida para um grupo específico de beneficiários, ou seja, nem todos os segurados irão receber a antecipação do salário. Confira a seguir quem será o grupo beneficiado e obtenha mais detalhes da medida. 

INSS antecipa benefício a aposentados

O Ministério da Previdência Social em conjunto com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) decidiu antecipar o pagamento dos benefícios previdenciários de junho para maio, inclusive o pagamento daqueles que recebem prestação continuada.

Ou seja, a medida irá impactar todos os benefícios sociais, de programas governamentais e da autarquia. Todavia, como dissemos anteriormente, a antecipação do pagamento do INSS será apenas para um grupo seleto de beneficiários. São eles: residentes dos Municípios afetados pelas fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. 

Contudo, benefícios temporários ficam de fora da antecipação, como por exemplo auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

INSS antecipa aposentadoria para ajudar moradores do Rio Grande do Sul.
INSS antecipa aposentadoria para ajudar moradores do Rio Grande do Sul. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Leia mais: Novidade: Teto de Juros do Consignado do INSS é Reduzido para 1,68% ao Mês!

A ideia é prestar ajuda a quem atualmente se encontra em dificuldades financeiras devido à situação de calamidade pública nos municípios afetadas pelas fortes enchentes dos últimos dias. 

A medida está presente na portaria conjunta INSS/MPS Nº 46, de 3 de maio de 2024, assinada pelo ministro da Previdência Social Carlos Lupi e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Dessa forma, os pagamentos previstos para cair em 24 de junho serão antecipados para cair em conjunto com os pagamentos de maio. 

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como receber a antecipação

Assim como ocorreu em setembro do ano passado, quando o estado Gaúcho foi fortemente castigado pelas chuvas, a Previdência Social irá antecipar o pagamento no valor de uma renda mensal a beneficiários que recebem ou residem na região. Todavia, para pegar o valor, estes precisam solicitar a antecipação da aposentadoria no banco onde recebem o benefício mediante assinatura de termo de opção.

Leia mais: Descubra quem pode sacar até R$ 6 mil do FGTS – Veja se você está incluído!

Dessa forma, a medida é válida para os segurados que recebem benefícios de prestação continuada, previdenciários ou assistenciais. Aliás, não terão direito a antecipação os segurados cujos benefícios são temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. 

Situação de calamidade e alerta de evacuação no RS

Por fim, no dia 1º de maio, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado urgente onde orientou a evacuação de moradores nas áreas de risco em diversos municípios da cidade, sobretudo do Vale do Taquari, mediante a enchente que atingiu níveis catastróficos.

Leia mais: Acaba de Sair: Aumento no Salário dos Aposentados em MAIO – Valor na Conta; Veja agora

“A Defesa Civil do Estado alerta a população para a condição do Rio Taquari, que vem recebendo expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no estado e está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação. É orientação expressa que os moradores dos municípios de: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”.

De acordo com os últimos números divulgados, de sexta-feira, pela defesa civil do Rio Grande do Sul, 235 municípios foram afetados, 7.165 pessoas estão em abrigos, 17.087 estão desalojadas, 351.639 foram afetadas pelas chuvas, 56 pessoas ficaram feridas, 74 ainda estão desaparecidas e 31 óbitos foram confirmados.

Veja Também: Suspensão nos descontos em folha por 180 dias pelo INSS!

DIÁRIO OFICIAL: INSS APROVA SUSPENSÃO DE DESCONTOS por 180 dias PARA APOSENTADOS e PENSIONISTAS! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista