INSS acionou Polícia Federal devido aos descontos indevidos nos benefícios – Confira as ações para se proteger
Descubra as ações do INSS contra descontos indevidos nos benefícios e aprenda como os beneficiários podem se proteger dessas práticas abusivas.
O INSS, em resposta aos descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, tomou medidas imediatas. Este artigo explora as ações adotadas pelo INSS e as medidas que os beneficiários podem tomar para se proteger dessas práticas. Continue a leitura e saiba mais.
Medidas adotadas pelo INSS contra descontos indevidos
O INSS, em sua resposta enérgica aos descontos não autorizados, optou por bloquear novos descontos associativos por um período de 180 dias. Essa medida visa salvaguardar os beneficiários de abusos e prejuízos financeiros decorrentes desses descontos injustificados.
Além disso, o instituto encaminhou os casos denunciados à Polícia Federal para investigação, demonstrando seu compromisso em coibir práticas ilegais que prejudiquem os segurados.
Leia mais: Urgente: 13º Salário Cortado para 6 Milhões de Beneficiários do INSS em 2024 – Saiba Mais!
Vale ressaltar que, conforme destacado pelo gerente executivo do INSS no Piauí, William Machado, os beneficiários que identificarem descontos não autorizados têm o direito de solicitar o cancelamento dessas mensalidades associativas.
Essa solicitação pode ser feita de forma simples e rápida, através do aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pela Central 135.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como excluir desconto não autorizado

Para os beneficiários que se depararem com descontos indevidos em seus benefícios, o INSS oferece algumas medidas que podem ser tomadas para proteger seus direitos financeiros. Uma opção é solicitar a exclusão da mensalidade associativa através do aplicativo ou site Meu INSS, ou mesmo pela Central 135.
Leia mais: Como fazer empréstimo usando o FGTS como garantia? Confira agora
Assim, o segurado pode realizar esse processo de forma bastante simples em poucos passos. O segurado também pode registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, utilizando o Fala.br ou o Portal do Consumidor, para que a equipe possa investigar e solucionar o caso adequadamente.
Portanto, essas medidas garantem que os beneficiários do INSS tenham voz ativa na proteção de seus direitos e na prevenção de prejuízos financeiros causados por descontos indevidos.
Pedir bloqueio de benefício
Além de solicitar a exclusão dos descontos não autorizados, os beneficiários também têm a opção de bloquear o benefício para evitar futuros descontos associativos não consentidos.
Essa medida preventiva pode ser realizada também pelo aplicativo ou site Meu INSS, proporcionando mais proteção aos segurados. Portanto, ao bloquear o benefício, os beneficiários garantem que apenas descontos autorizados sejam realizados em seus benefícios, evitando assim possíveis transtornos financeiros.
Leia mais: Aposentados Receberão R$11.679 do INSS – Saiba o Calendário e Quem tem Direito!
O INSS reforça ainda a importância de entrar em contato com a entidade responsável pelos descontos não autorizados para registrar reclamações e solicitar o estorno das contribuições realizadas indevidamente. Essas ações proativas permitem aos beneficiários defenderem seus direitos e protegerem suas finanças contra práticas abusivas.
Veja Também: INSS vai pagar ABONO EXTRA de R$2.118
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.