Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Inscrições para o Encceja já Começaram – Veja como se Inscrever

Como funciona o Encceja? Venha conhecer aqui e saiba quem pode se beneficiar com o término dos estudos de forma gratuita.

0

Desde o dia 29 de abril está oficialmente aberto o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024.

Os interessados têm até o dia 10 de maio para se inscrever, prazo que também abrange as solicitações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

Este exame representa uma chance valiosa para aqueles que não completaram o ensino fundamental ou médio e buscam obter sua certificação. Todos os procedimentos de inscrição devem ser realizados através do Sistema Encceja online. Entenda melhor como ele funciona a seguir!

Entendendo o Encceja

Inscrições para o Encceja já Começaram - Veja como se Inscrever
Inscrições para o Encceja já Começaram – Veja como se Inscrever (Fonte: Reprodução Google)

O Encceja foi lançado em 2002 com a missão de avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade regularmente prevista.

Leia mais: BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Então Quem Tem Direito

O exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com secretarias estaduais e municipais de Educação.

A responsabilidade pela emissão dos certificados e declarações de proficiência é das respectivas secretarias de Educação.

Datas e Procedimentos para Inscrição do Encceja

As inscrições se estendem até as 23h59 do dia 10 de maio. O Encceja tem data para aplicarem em 25 de agosto, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Os candidatos devem realizar suas inscrições exclusivamente pela internet, acessando o site oficial do Encceja.

Leia mais: Confira alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano!

Custos Associados ao Encceja

A inscrição para o Encceja é gratuita. No entanto, aqueles que se inscreveram no ano de 2023 e não compareceram ao exame sem justificar sua ausência precisarão pagar uma taxa de R$ 40.

Esse pagamento precisa estar efetuado através de um boleto bancário, gerado no sistema de inscrição, e podem quitar em qualquer banco ou casa lotérica.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Atendimento Especializado no Encceja

Durante o período de inscrições, candidatos que necessitam de atendimento especializado podem fazer a solicitação.

Este serviço é destinado a participantes com condições como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva ou intelectual, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, além de gestantes, lactantes, idosos e outros casos específicos. Além disso, durante o mesmo período, os candidatos podem solicitar o uso do nome social.

Leia mais: Governo surpreende com adicional de R$ 900 no Bolsa Família: Veja então como receber

Estrutura do Exame Encceja

O Encceja, composto por quatro provas objetivas para cada nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

A responsabilidade pela aplicação e correção das provas é do Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias de Educação estaduais e municipais, bem como com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que aderem ao Encceja.

Leia mais: Revelação Surpreendente: O Que Causa às Pessoas no Fim da Vida Verem Entes Queridos Mortos Há Anos

A oportunidade para jovens e adultos validarem seus estudos é uma iniciativa importante para a inclusão educacional e o desenvolvimento pessoal e profissional.

Com a abertura das inscrições para o Encceja 2024, candidatos por todo o Brasil estão encorajados a aproveitar essa chance para avançar em seus objetivos educacionais.

Veja Também: SAIU SALVAÇÃO: EXCELENTE NOTÍCIA:180 dias SEM DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO 2024

SAIU SALVAÇÃO: EXCELENTE NOTÍCIA:180 dias SEM DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.