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INCLUSÃO: 55% dos alunos que ingressaram na USP esse ano, estudaram em escola pública, Confira os detalhes

Recentemente, foi divulgado que um número crescente de vagas tem sido ocupado por alunos oriundos de escolas públicas, veja mais informações

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O acesso ao ensino superior tem sido um tópico de intensa discussão no Brasil, especialmente no que se refere às políticas de inclusão. A Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino do país, mostra avanços significativos neste sentido. Recentemente, foi divulgado que um número crescente de vagas tem sido ocupado por alunos oriundos de escolas públicas.

Em comparação com anos anteriores, os números são expressivos. No último vestibular, 55,4% das vagas foram preenchidas por estudantes que realizaram o ensino médio em instituições públicas. Esse é um aumento considerável comparado a 2021, onde a taxa foi de 51,7%. A USP tem adotado uma série de políticas afirmativas para garantir mais diversidade em seu corpo discente.

Como as Políticas de Inclusão da USP têm Evoluído ao Longo dos Anos?

Mais Vagas para Estudantes de Escolas Públicas
Mais Vagas para Estudantes de Escolas Públicas (Fonte: Freepik)

Desde 2018, a USP começou a implementar políticas voltadas expressamente para a inclusão de alunos de escolas públicas, bem como de alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Essa mudança tem refletido diretamente no perfil dos ingressantes na universidade, tornando-o mais diversificado ano após ano.

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Impacto das Novas Políticas de Convocação

Em 2023, houve uma alteração significativa na forma de convocação dos alunos. Aluísio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação, apontou que essa mudança teve grande impacto no aumento de alunos de escolas públicas e minorias no campus. Anteriormente, todos os candidatos competiam inicialmente pela Ampla Concorrência. Após o preenchimento dessas vagas, iniciava-se a convocação para as vagas destinadas especificamente a estudantes de escolas públicas e depois para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

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Resultados Impactantes do Último Vestibular

O último processo seletivo trouxe resultados impactantes. Dentre os ingressantes, 726 entraram pelas vagas reservadas a escolas públicas e pretos, pardos ou indígenas, enquanto 118 conseguiram a aprovação via Ampla Concorrência, independentemente de se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas ou de terem estudado em escolas públicas.

Essas alterações não apenas promovem um ambiente mais inclusivo, como também representam um avanço importante para a equidade no acesso ao ensino superior no Brasil. Isso mostra um compromisso contínuo da USA.

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