Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

IDOSOS Recebem Boas Notícias do INSS: Mudança Promete Facilitar Suas Vidas!

Impressionante: prova de vida do INSS tem mudanças que você precisa saber. Saiba como ela pode ser feita por aposentados de todo o Brasil. Confira aqui!

0


A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sobretudo para os aposentados que precisam dessa renda para a sobrevivência. Ela consiste em obrigar os beneficiários a comprovar que estão vivos. Dessa forma, irregularidades poderão ser evitadas, já que muitas vezes, o segurado morre, mas outras pessoas da família continuam recebendo o valor indevidamente. Por tanto, para sanar esses erros, é necessário que a pessoa comprove todos os anos que está viva.

Como fazer a prova de vida do INSS

Saiba de quem é a responsabilidade de fazer a prova de vida para não ser bloqueado do INSS e novas mudanças do benefício para aposentados em 2024. (Fonte: Reprodução Google)
Saiba de quem é a responsabilidade de fazer a prova de vida para não ser bloqueado do INSS e novas mudanças do benefício para aposentados em 2024. (Fonte: Reprodução Google)

Até 2022 era de responsabilidade do aposentado do INSS, por exemplo, ir atrás da realização da comprovação. Sendo assim, era necessário que ele recorresse presencialmente à uma Agência do INSS e levasse sua documentação. Mas essa dinâmica mudou. Por meio da base de dados do governo, tornou-se possível comprovar que o beneficiário está vivo. Portanto, a responsabilidade da prova de vida passou a ser também do governo. Sendo assim, confira abaixo novas mudanças do INSS e 2024.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Mudanças na prova de vida 2024

Além dessa mudança citada anteriormente em relação à forma de comprovação de vida, recentemente uma nova mudança tem alegrado muitas pessoas que dependem do pagamento do INSS, como os aposentados.

Leia mais: Correios e Serasa: MegaFeirão de Renegociação Imperdível está acontecendo

A partir de agora, os aposentados não precisarão mais fazer a Prova de Vida a cada aniversário e isso ajuda e muito a não bloquear o benefício de milhares de pessoas que perdem o prazo. Para ilustrar, somente no mês passado foi sugerido que 4 milhões de pessoas perdessem o benefício por falta da comprovação de vida. Entretanto, o Ministério da Previdência Social anunciou que isso não ocorrerá. E tem mais: até o último dia deste ano, o benefício de ninguém será suspenso por falta de prova de vida.

Sendo assim, a atualização pode ser feita pelo cruzamento de informações na base de dados do governo. E tem mais: o prazo para uma nova comprovação será a partir da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida. Mas como? Continue a leitura.

Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Confira aqui

Como o governo vai fazer a prova de vida

Bem, o governo se responsabilizará de ir atrás da existência do aposentado, saber se ele está bem e tudo mais. Para isso, será importante verificar:

  • A última vez que o beneficiário acessou o Meu INSS;
  • Quando contratou um empréstimo consignado;
  • A data que deu entrada em alguma consulta ou pedido do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Quando vacinou pela última vez;
  • Realização de perícia médica e etc.

Leia mais: Descubra Como Solicitar Online a Carteira do Idoso em 2024 e Garanta Seus Benefícios!

Veja também: NINGUÉM ACREDITAVA: 14 salário INSS 2024 dos APOSENTADOS? – SAIU a RESPOSTA que TODOS QUERIAM!

NINGUÉM ACREDITAVA: 14 salário INSS 2024 dos APOSENTADOS? – SAIU a RESPOSTA que TODOS QUERIAM!  (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal