Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Guia Completo para Requerer Aposentadoria por Idade no INSS

Confira a seguir como solicitar Aposentadoria por Idade, entre outras informações importantes!

0

Conhecer as implicações e vantagens da aposentadoria por idade é crucial para planejar uma aposentadoria segura e tranquila.

Ao entender todos os requisitos e processos, os futuros aposentados podem melhor se preparar para esta importante transição de vida. Por isto trouxemos este artigo! Veja a seguir como funcionam as principais regras da aposentadoria por idade!

O Que é Aposentadoria por Idade?

idosos consultando informações no tablet
Guia Completo para Requerer Aposentadoria por Idade no INSS (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

A aposentadoria por idade é uma das formas mais comuns pela qual os indivíduos mais velhos garantem uma renda após o término de sua vida laboral.

Leia mais: BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Então Quem Tem Direito

Este tipo de aposentadoria é especialmente buscado por aqueles que já alcançaram uma determinada idade e desejam entrar em uma nova fase de vida com estabilidade financeira.

Vale ressaltar que, desde a Reforma da Previdência que ocorreu em 13 de novembro de 2019, houve alterações significativas nos critérios para a obtenção deste benefício.

Alterações na Aposentadoria por Idade Após a Reforma da Previdência

A partir da data em que a Reforma da Previdência entrou em vigor, a idade mínima necessária para se aposentar passou a ser de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com a necessidade de ao menos 15 anos de contribuição e 180 meses de carência.

Leia mais: Confira alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano!

Essas condições aplicam-se à regra de transição da aposentadoria por idade, adaptando-se aos novos padrões exigidos.

Elegibilidade para Aposentadoria por Idade

Quem tem direito a receber a aposentadoria por idade são aqueles que cumpriram os requisitos de idade mínima, tempo de contribuição e carência.

É importante notar que esses critérios podem variar um pouco dependendo se a pessoa se enquadra na regra antes da reforma, na regra de transição, ou na regra definitiva.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como é Calculado o Valor da Aposentadoria por Idade?

O valor do benefício depende diretamente da regra sob a qual o beneficiário se enquadra:

  • Antes da Reforma (até 12/11/2019): O cálculo era de 70% da média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994, com acréscimo de 1% para cada ano de trabalho.
  • Regra de Transição: Corresponde a 60% da média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994, aumentando 2% para cada ano que exceda 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.
  • Regra Definitiva (a partir de 13/11/2019): Também 60% da média de todos os salários desde 1994, mais 2% por ano que ultrapasse os 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.

Leia mais: Governo surpreende com adicional de R$ 900 no Bolsa Família: Veja então como receber

Procedimentos para Solicitar a Aposentadoria por Idade

Presencialmente: Para solicitar a aposentadoria por idade de forma presencial, é necessário primeiro agendar um atendimento por meio do telefone 135 ou pelo site do INSS.

No dia agendado, o requerente deve comparecer à agência do INSS com todos os documentos necessários, como identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, entre outros.

Leia mais: Veja agora mesmo: O que acontece com o aposentado que continua trabalhando – Confira então o que pode acontecer

  • Via Internet: A solicitação também pode ser feita online através do portal Meu INSS. Após realizar o cadastro no sistema, o usuário deve escolher a opção “Aposentadorias Urbanas”. Em seguida siga as instruções detalhadas no site, preenchendo as informações requeridas e anexando os documentos solicitados.
  • Finalizando o Processo: Depois de enviar a solicitação, seja online ou presencialmente, basta aguardar a análise e processamento do pedido pelo INSS. O andamento da solicitação pode ser acompanhado diretamente pelo portal Meu INSS, garantindo que o requerente esteja sempre informado sobre o status de sua aposentadoria.

Veja Também: STF DECIDIU que APOSENTADOS NÃO VÃO TER AUMENTO nas APOSENTADORIAS

STF DECIDIU que APOSENTADOS NÃO VÃO TER AUMENTO nas APOSENTADORIAS – REVISÃO DA VIDA TODA ANULADA!! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.