FIQUE ATENTO: Aposentados poderão ficar sem pagamento em junho? Confira
Entenda se o aposentado fica sem salário em junho e quais são as medidas anunciadas pelo Governo.
Afinal, o aposentado fica sem salário em junho? Recentemente, a publicação de uma portaria pelo Ministério da Previdência e pelo INSS, garantindo o pagamento de um salário extra aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, gerou um mal-estar no governo e será revogada.
A medida, assinada pelo ministro Carlos Lupi e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi adotada sem consulta prévia à Casa Civil e ao Ministério da Fazenda. Técnicos informaram que o impacto nos cofres públicos seria superior a R$ 5 bilhões, comprometendo a meta fiscal. Veja mais!
Abrangência da Medida para pagamento de salário extra

O pagamento extra a atingidos por eventos climáticos é comum, porém geralmente envolve um número pequeno de beneficiários. No entanto, devido à magnitude da tragédia no Rio Grande do Sul, mais de 2,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC seriam elegíveis, exigindo recursos substanciais fora do orçamento deste ano.
Leia mais: Atenção: 13º Salário dos Aposentados Será Depositado Novamente em Maio – Veja as Datas!
Na portaria publicada no dia 7 de maio, o Ministério da Previdência informou que o valor cairia juntamente com a antecipação do benefício de maio. Esse salário extra deveria ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, com prazo de carência de três meses. Embora a medida ainda esteja em vigor na prática, há uma ordem expressa da cúpula do governo para aposentado ficar sem antecipação de salário em análise.
Leia mais: Mesmo Negativado: Saiba Como Pedir um Empréstimo Sendo Assalariado
Divergências e Desgastes Internos
O tema tem gerado divergências entre os ministros e provocado desgastes entre eles. Na área econômica, um dos envolvidos nas discussões opinou reservadamente que a medida assinada por Lupi e Stefanutto é desproporcional.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Propôs uma medida direcionada, limitada a um salário mínimo, para pessoas que tiveram prejuízos maiores com as chuvas. Contudo, os detalhes de uma eventual nova medida ainda estão sob análise.
Leia mais: INSS Vai Liberar R$19.465,00 para Aposentados em Maio – Quem tem direito?
Manifestação do Ministério da Previdência
O Ministério da Previdência afirmou que estão sendo feitas adequações para utilizar o orçamento extraordinário, conforme decreto assinado pelo governo. Contudo, outras providências, como a antecipação do pagamento dos benefícios para o início do calendário (dia 24) e o depósito da segunda parcela do 13º salário, continuam em vigor.
Veja Também: APOSENTADOS poderão ficar SEM SALÁRIO em JUNHO?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!