Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Fake News: Veja Esclarecimentos Sobre o Pagamento do 14º Salário do INSS. Confira Já!

Não caia em armadilhas da internet. Entenda a fake news envolvendo o INSS!

0

A circulação recorrente de informações nas redes sociais tem o poder de reacender debates e gerar grandes confusões entre os internautas. Recentemente, voltou a ganhar destaque a alegação de que seria votado um novo projeto de lei instituindo o 14º salário para aposentados e pensionistas. No entanto, é importante esclarecer que essa informação é falsa.

O boato, que já havia ganhado notoriedade em 2020, referia-se a um antigo projeto de lei, o PL 3.657/2020, do senador Paulo Paim, que propunha o pagamento de um abono especial apenas durante o período da pandemia de covid-19. Contudo, esse projeto foi arquivado e não se encontra mais em tramitação, deixando claro que, até o momento, nenhuma proposta que institui o 14º salário está sendo analisada.

Qual a história por trás do projeto do 14º salário?

celular aberto na tela que está escrito fake news
Saiba tudo sobre a fake news que está sendo compartilhada na internet sobre o 14º salário do INSS. (Fonte: Reprodução Google).

No início da pandemia, especificamente, considerou-se a ideia de um abono temporário para amparar segurados e dependentes da Previdência Social, como parte das medidas de auxílio emergencial. Isto incluiria não só aposentados, mas também beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Porém, a proposta não progrediu além das discussões iniciais e foi arquivada com o término da legislatura de 2019-2023.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O que está acontecendo agora com o PL relacionado ao abono?

Um projeto semelhante foi apresentado na Câmara dos Deputados, o PL 4367/2020, que segue em análise e ainda aguarda aprovação. Para esclarecimentos mais precisos e acompanhamento do progresso dessa proposta, é aconselhável consultar diretamente a página da Câmara dos Deputados referente ao PL 4367/2020.

Leia mais: Nova Regulação de Impostos Aumenta Custo de Importações no Brasil. Entenda!

Como identificar e se proteger de informações falsas?

É essencial buscar sempre a confirmação de informações através de canais oficiais antes de compartilhá-las. No caso do Senado Federal, foi criado o serviço “Senado Verifica – Fato ou Fake?”, pela Secretaria de Comunicação Social. Esse serviço destina-se a checar rumores sobre assuntos ligados ao Senado para diminuir a propagação de notícias falsas.

Leia mais: UM SALÁRIO MÍNIMO NA SUA CONTA: Saiba Como Ter Acesso a Esse Valor!

  • Para solicitações de verificação, pode-se entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
  • Também é possível ligar gratuitamente para o número: 0800 0 61 2211
  • Ou enviar mensagens pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601
  • A Ouvidoria do Senado também está disponível através de seu Formulário de mensagem.

Por este motivo, toda informação compartilhada, especialmente aquelas que parecerem favoráveis ou extremamente urgentes, como a do suposto 14º salário do INSS para aposentados e pensionistas, deve ser pesquisada em canais oficiais.

Leia mais: SAQUE DE R$ 80 MIL: Saiba Como Ter Acesso a Essa Bolada!

Veja Também: novos valores surpreendentes do INSS!

INSS:R$ 11679 vai CAIR na CONTA dos APOSENTADOS a PARTIR de HOJE! SAIU CALENDÁRIO 2024.  (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.