Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Expectativa para o Pagamento do 13º do INSS em 2024: O que os Aposentados e Pensionistas devem esperar

Segurados do INSS aguardam a antecipação do 13º salário do INSS. Confira as últimas notícias sobre o pagamento.

0

O futuro do pagamento do 13º salário do ano de 2024 para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é incerto, mas o anseio dos beneficiários permanece. Essa incerteza se dá devido às medidas tomadas pelo governo desde o surgimento da pandemia da Covid-19 no ano de 2020.

As medidas anunciadas visavam incentivar a economia e minimizar os impactos da crise no país, entre elas estava a antecipação do pagamento do 13º salário. Confira mais informações sobre o pagamento do INSS.

Expectativa grande para a antecipação do 13º salário do INSS

Confira mais detalhes referente ao pagamento do 13 salário.
Confira mais detalhes referente ao pagamento do 13 salário. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

A antecipação do pagamento do 13º salário impulsionou o mercado e auxiliou na movimentação da economia. Diante da eficácia da medida, o governo optou por repeti-la nos anos seguintes, criando a expectativa entre os beneficiários. A dúvida que agora ronda os aposentados e pensionistas é se o abono salarial do INSS será adiantado mais uma vez no ano de 2024.

Leia mais: Bolsa Família pode Oferecer Cestas Básicas a Beneficiários em 2024: Saiba Como Conseguir

Além disso, para os aposentados que necessitem de um adiantamento do 13º salário em virtude de necessidades monetárias, uma alternativa é a contratação de empréstimos junto a instituições financeiras. Estes bancos costumam oferecer essa possibilidade devido à garantia associada ao 13º salário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Quando ocorrerá o 13º salário em 2024?

O calendário oficial de pagamentos do 13º salário do INSS para o ano de 2024 ainda não foi divulgado, gerando alguma incerteza. A expectativa é de que os pagamentos ocorram entre novembro e dezembro. Contudo, se o padrão de antecipação observado em 2023 mantiver, o 13º salário sofrerá um adiantamento para os meses de maio e junho.

Leia mais: Descubra os benefícios e isenções garantidos pela legislação do Estatuto do Idoso no Brasil!  

Normalmente, o pagamento do 13º Salário do INSS é feito em duas parcelas, onde cada uma corresponde a 50% do benefício do segurado. Dessa forma, com o novo valor do salário mínimo reajustado para R$ 1412,00 em 2024, cada parcela deve corresponder ao valor de R$ 706,00 para quem recebe o piso e é beneficiário há um ano ou mais. Vale salientar que a segunda parcela do pagamento já vem com o desconto do Imposto de Renda e dos juros do empréstimo consignado (caso o beneficiário possua).  

Antecipação do 13º salário: uma questão em aberto

Enquanto a questão da antecipação do 13º salário em 2024 ainda não está definida, é importante que os aposentados estejam cientes das diferentes modalidades de antecipação disponíveis. Essas medidas podem representar um importante recurso em situações de aperto financeiro.

Os bancos e instituições financeiras oferecem a antecipação do 13º salário, que é um tipo de empréstimo usando o abono como uma “garantia”. Mas, há a cobrança de juros nesse tipo de antecipação. Então, é preciso analisar com prudência se vale a pena.

Leia mais: Inscrições Abertas para CNH Gratuita Pelo Programa Social no Pará: Saiba Como Participar!

Veja também:

INSS: 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS com AUMENTO de SALÁRIO em FEVEREIRO? NOVO BENEFÍCIO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube