‘Enem dos concursos’: confira agora o que é permitido levar no dia das provas e veja como se Programar
Fique por dentro do que se pode e não pode levar no dia do Enem dos concursos.
O Ministério da Gestão divulgou importantes orientações nesta segunda-feira (15) sobre o que é permitido e o que não é permitido levar no dia das provas do tão esperado “Enem dos concursos“, que será realizado em 228 cidades do país no dia 5 de maio, dividido em dois turnos. Os candidatos precisam estar bem informados sobre essas regras para evitar contratempos no dia do exame. Continue a leitura e saiba mais.
Preparativos essenciais para o dia da prova
É indispensável que os candidatos estejam devidamente preparados para o dia das provas do “Enem dos concursos“. Imprimir o cartão de confirmação é a primeira coisa a ser feita. Além disso, vale lembrar que o cartão estará disponível para impressão no dia 25 de abril na página do candidato.
Leia mais: Urgente: 13º Salário Cortado para 6 Milhões de Beneficiários do INSS em 2024 – Saiba Mais!
Além disso, aqueles que optarem por utilizar o documento de identidade de forma digital, devem garantir que tenham o aplicativo necessário baixado em seus celulares. Ademais, recomenda-se realizar um teste prévio para verificar se o aplicativo está funcionando corretamente, pois a banca fará a identificação no momento da entrada na sala de prova.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Itens permitidos e proibidos
No dia da prova, é importante que os candidatos estejam atentos aos itens que são permitidos e proibidos nos locais de aplicação.
Veja abaixo o que não se pode levar:
- Agendas eletrônicas e/ou similares;
- Gravadores;
- Pendrive;
- Mp3 player e/ou similar;
- Fones de ouvido;
- Chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Relógios de qualquer natureza;
- Telefones celulares;
- Microcomputadores portáteis e/ou similares.
Use roupas e sapatos confortáveis, pois as provas são longas, realizadas em dois turnos.
Leia mais: Como fazer empréstimo usando o FGTS como garantia? Confira agora
A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes porta-objetos para que os candidatos guardem seus pertences, incluindo os telefones celulares, que devem permanecer desligados durante toda a duração do concurso.
Ademais, vale lembrar que, antes das provas, os envelopes serão lacrados e identificados. Além disso, os candidatos deverão colocar os envelopes debaixo da carteira.
Como serão o desenvolvimentos e as etapas da prova

No período matutino, os candidatos de nível superior serão submetidos a duas etapas:
- Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais: Abordará conhecimentos abrangentes em diversas áreas, testando o domínio de conceitos básicos e a capacidade de análise e interpretação.
- Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos do Bloco: Enfocará conhecimentos específicos da área escolhida pelo candidato, exigindo argumentação, domínio técnico e capacidade de comunicação clara e objetiva.
Leia mais: Aposentados Receberão R$11.679 do INSS – Saiba o Calendário e Quem tem Direito!
Ademais, para os candidatos de nível médio, as provas matutinas consistirão em questões objetivas e uma redação.
Além disso, no período vespertino, os candidatos de nível superior responderão a provas objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os candidatos de nível médio enfrentarão questões objetivas. Ademais, é importante destacar que as provas para o nível médio não incluem questões dissertativas no período vespertino, apenas a redação no período matutino.
Veja Também: 13 salário INSS será PAGO SOMENTE em NOVEMBRO para 6 grupos
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.