Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Empréstimo Consignado ou Empréstimo Pessoal: Qual a Melhor Opção?

Confira as diferenças entre os empréstimos consignados e os empréstimos pessoais.

0

Com a variedade de opções de crédito disponíveis, é natural sentir-se indeciso sobre qual escolher quando há necessidade de dinheiro adicional. Entre as opções mais comuns, é frequente a escolha entre o empréstimo pessoal ou empréstimo consignado.

Ambos os tipos de empréstimos são amplamente reconhecidos e podem atender a diversas necessidades, pois não têm uma finalidade específica, ou seja, os fundos liberados podem ser utilizados conforme a preferência do tomador.

Desse modo, confira a seguir as diferenças entre os dois e entenda qual deles se encaixa melhor na sua situação.

O empréstimo pessoal é melhor do que o empréstimo consignado ?

pessoa segurando cédulas de dinheiro
Diferença entre Empréstimo Consignado e Empréstimo Pessoal (Fonte: Edição / Jornal JF)

Embora ambos os tipos de crédito proporcionem uma maneira de obter dinheiro extra, cada um possui características distintas que os tornam mais ou menos favoráveis para diferentes situações.

Leia Mais: Acaba de Sair! Saque Extra de até R$6.200 liberado para este grupo! Veja quem tem direito

A primeira diferença entre o empréstimo pessoal e o consignado reside no fato de que o primeiro é um crédito não garantido. Essa classificação é aplicada quando a instituição financeira empresta dinheiro sem exigir qualquer tipo de garantia, baseando-se em uma análise do perfil e do risco de crédito do solicitante.

Por outro lado, o empréstimo consignado é um crédito garantido, no qual a instituição financeira possui uma garantia de pagamento, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do contratante.

Essa diferenciação impacta nos critérios e exigências para a aprovação do empréstimo, o que por sua vez influencia nas vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Além de ser uma decisão entre dois tipos de crédito, a escolha entre empréstimo pessoal ou consignado também envolve considerar as normas para aprovação de cada uma dessas modalidades.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem tem acesso aos empréstimos ?

O empréstimo pessoal é reconhecido como uma das modalidades mais acessíveis de empréstimo em termos de elegibilidade. Em geral, sua obtenção depende principalmente da análise do perfil do solicitante e de sua adequação às políticas de crédito da instituição financeira.

Leia Mais: SURPRESA! Banco do Brasil Chama Idosos para Retirar Valores Extras! Veja o Passo a Passo!

Dessa forma, qualquer indivíduo maior de idade (18 anos) tem potencial para solicitar e encontrar ofertas de empréstimo pessoal no mercado. Por outro lado, o empréstimo consignado é considerado uma opção mais restrita.

Assim, além das políticas de crédito da instituição financeira, existem outras condições para concessão, como a necessidade de margem consignável disponível e de benefício previdenciário consignável, no caso de aposentados e pensionistas.

Dessa forma, a distinção crucial está no fato de que o pagamento do empréstimo consignado é deduzido diretamente da fonte de renda do solicitante (benefício ou salário). Portanto, apenas pessoas com uma fonte de renda estável podem contratar os produtos disponíveis no mercado, como o consignado INSS, o consignado público e o consignado privado.

Leia Mais: SURPRESA NA CONTA! Pagamento em Dobro na conta dos Aposentados e Pensionistas em Maio! Saiba mais

Veja Também: STJ OBRIGOU BANCO do BRASIL a DEVOLVER VALORES DE QUEM TRABALHOU ANTES de 1988!

STJ OBRIGOU BANCO do BRASIL a DEVOLVER VALORES DE QUEM TRABALHOU ANTES de 1988! Veja PASSO A PASSO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.