Empréstimo Consignado do INSS: Novas Regras Anunciadas – Veja Como Isso Pode Afetar Você!
Valores maiores podem ser resgatados no consignado do INSS! Confira como vai funcionar e se você pode solicitar o seu!
O Empréstimo Consignado do INSS é a modalidade de crédito mais usada entre os beneficiários da autarquia, por apresentar as melhores condições do mercado!
Após passar por mudanças recentes, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem conferir a nova margem para solicitação do consignado, através do Meu INSS (site e aplicativo).
Vale ressaltar que o limite que o aposentado ou pensionista pode solicitar varia conforme a sua renda previdenciária.
Empréstimo Consignado do INSS
Como vimos acima, o Empréstimo Consignado do INSS é uma das melhores linhas de crédito presentes hoje no mercado, por apresentar baixo risco de inadimplência dos segurados.
Leia mais: URGENTE: INSS Anuncia Aumento de 6,37% para Aposentados e Pensionistas! Confira
Por conta do desconto em folha de pagamento, instituições bancárias, e fintechs, como a João Financeira, podem oferecer limites altos para solicitação do consignado, com taxas de juros minúsculas.
Neste ano de 2024, o Empréstimo Consignado do INSS passou por mudanças em seu limite para solicitação e taxas de juros. A seguir, confira as novidades.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Mudanças no Empréstimo Consignado do INSS

Um dos principais valores que o salário mínimo altera é o limite para solicitação de empréstimos consignados. Pois, como dissemos acima, o montante que o segurado do INSS conseguirá resgatar no consignado varia conforme a sua renda.
Outro fator que altera os valores disponíveis para os beneficiários do INSS, é a taxa de juros do consignado, que recentemente reduziu para 1,72%! Esse é o teto máximo que instituições financeiras podem cobrar no empréstimo.
Todavia, há fintechs e bancos que cobram valores menores que os ditos acima, e os aposentados podem encontrar as taxas através do app Meu INSS para descobrir qual a menor.
A taxa de juros determina o valor que o beneficiário pagará mensalmente ao realizar um consignado.
Quanto posso solicitar no consignado do INSS?
Segundo o artigo 115, inciso VI, da Lei nº 8.213/91, aposentados e pensionistas contam com uma margem para solicitação de empréstimos de 45%. Dentro desse total, 35% são usados para realização de empréstimos consignados, enquanto ou outros 10% são divididos no cartões do INSS!
Dessa forma, beneficiários de até um salário mínimo do Instituto conseguem realizar empréstimos no valor de até R$ 20.500,00. Vale ressaltar que beneficiários que já contam com contratos ativos no consignado terão disponível um valor menor, ao contrário de quem recebe mais que um salário, e poderá encontrar valores maiores.
Leia mais: Bolsa Família: Saiba se Receberá o 13º Salário em 2024 – Confira Agora!
Além dos aposentados e pensionistas, outro grupo que pode solicitar o consignado do INSS são os beneficiários do BPC, todavia, este grupo só tem acesso a 35% de margem consignável. Das quais 30% é para empréstimos, e 5% é para os cartões de crédito consignado do INSS.
Com esse limite, os beneficiários do BPC podem solicitar empréstimos de até R$17.600,00!
VEJA QUANTO VOCÊ PODE PEGAR NO EMPRÉSTIMO
Veja Também: Nova lei permite que idosos se livrem das parcelas do empréstimo!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!