Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Empreendedorismo em Risco: Juros Abusivos no Brasil – Leia mais

As Taxas de juros para MEIs no Brasil atingem números assustadores, chegando a 51% ao ano na região Nordeste tornando-se uma grande ameaça.

0

Empreender no Brasil tem sido um desafio crescente, especialmente quando se trata de financiamento. Um levantamento recente realizado pelo Sebrae, com dados oriundos do Banco Central, revelou que a taxa média de juros para um microempreendedor individual (MEI) é de surpreendentes 44,04% ao ano, um valor significativamente mais alto que a taxa básica de juros, a Selic, que está atualmente em 10,5%.

A diferença entre estas taxas impacta diretamente na capacidade de crescimento e sobrevivência de pequenos negócios no país. Além disso, essa disparidade não é uniforme em todo o território nacional; variações regionais ampliam ainda mais esse quadro. Destaque para o Nordeste, onde os microempreendedores enfrentam juros de até 51% ao ano.

Por que as Taxas de Juros são Mais Elevadas para MEIs?

As Micro Empresas são vistas como negócios de alto risco no Brasil (Reprodução Google)

As instituições financeiras geralmente veem os pequenos negócios como de alto risco, o que eleva as taxas de juros oferecidas para essa categoria. Essa percepção existe devido à menor garantia de estabilidade e retorno financeiro que pequenas empresas podem oferecer em comparação às grandes corporações. No entanto, essa disparidade cria um ambiente ainda mais difícil para quem já luta para se estabelecer e crescer no mercado.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como os Programas de Apoio Estão Mudando o Cenário?

O Sebrae, ciente dessa dificuldade, tem trabalhado intensivamente para mitigar o problema. Um dos principais esforços é o programa Acredita Brasil, uma iniciativa que até maio de 2024 facilitou cerca de 20 mil operações de crédito, totalizando um montante significativamente superior ao do ano anterior. Este programa é apenas um exemplo das várias iniciativas que visam oferecer melhores condições de financiamento, contando com juros mais baixos e garantias facilitadas através do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe).

Qual o Impacto das Taxas de Juros Elevadas nos Investimentos de Longo Prazo?

Estudos indicam que as altas taxas de juros comprometem diretamente os investimentos de longo prazo. Empresas que pagam mais por financiamentos têm menos capital disponível para investir em inovação, expansão e melhorias, o que afeta toda a cadeia econômica. Segundo uma previsão da Paramis Capital, comparando os custos com uma Selic mais baixa, em janeiro de 2024, as empresas teriam economizado cerca de R$ 11 bilhões em custos financeiros.

Como as Regiões Brasileiras São Afetadas Diferentemente?

  • Região Nordeste: Taxa média para MEI de 51% ao ano.
  • Região Norte: Segue com uma taxa de 47,62% ao ano.
  • Região Sudeste: Apresenta taxas de 47,09% ao ano.
  • Região Centro-Oeste: Registra 44,41% ao ano.
  • Região Sul: Menor taxa regional, com 37,21% ao ano.

Leia mais: URGENTE: Com Nome Sujo? Veja se Você Pode Financiar Sua Casa Nova pelo Minha Casa Minha Vida!

Essas diferenças regionais destacam a necessidade de uma política mais uniformizada e acessível de crédito, que possa realmente fomentar o desenvolvimento uniforme entre as diversas regiões do Brasil. O papel de instituições como o Sebrae é fundamental para que a micro e pequena empresa ganhe força como motor econômico em todo o território nacional.

Veja também: Aprovado no SENADO agora! Saiba tudo!

SAIU: 14° SALÁRIO INSS foi APROVADO no SENADO? CONFIRA! ( Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar