DÚVIDAS SOBRE O 13º SALÁRIO DO INSS? Descubra como irá funcionar o novo pagamento
Veja como será o pagamento do 13 salário INSS em novembro.
A próxima parcela do 13 salário INSS para aposentados, pensionistas e demais beneficiários Instituto Nacional do Seguro Social será paga ainda em 2023! Uma surpresa para muitos, afinal, acharam que os depósitos do ano já haviam se encerrado.
Isso porque no início do ano houve a antecipação do abono natalino para os aposentados e pensionistas. De fato, para quem recebeu naquele período, não há mais nenhum valor a receber.
No entanto, há segurados que irão receber o 13 salário INSS ainda em novembro. Portanto, veja se esse é o seu caso.
Pagamento do 13 salário INSS

Uma nova parcela do 13º salário será concedida esse mês, junto com o pagamento, em depósito único. Porém, será somente para aqueles que não tiveram acesso às parcelas antecipadas do benefício previdenciário.
Leia mais: Como se Aposentar aos 50 Anos? Descubra Estratégias Eficazes
Liberação de valores para aposentados ainda em 2023
Como dissemos, em 2023 o décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS foi antecipado. Este foi o terceiro ano consecutivo em que ocorreu o pagamento de forma antecipada, como uma estratégia para injetar dinheiro na economia e auxiliar a população idosa.
Sendo assim, a maioria dos beneficiários já teve acesso ao 13º salário em 2023. Contudo, como acontece anualmente, novos beneficiários de 6 grupos acabaram ficando de fora das parcelas antecipadas.
Portanto, eles receberão o 13 salário INSS em novembro de 2023, mas um valor parcial do abono natalino. Afinal, corresponde ao número de meses em que receberam benefícios previdenciários.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Quem vai receber?
Se você faz parte de um dos 6 grupos listados a seguir e começou a receber seu benefício a partir de maio de 2023, terá direito a sacar este valor parcial em parcela única.
Leia mais: Salário Mínimo: Reajuste de 10,68% para 2024 Impactará Trabalhadores e Aposentados!
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Beneficiários do auxílio-doença;
- Beneficiários do auxílio-acidente;
- Beneficiários do auxílio-reclusão;
- Beneficiários do salário-maternidade.
Leia mais: Isenção do IPTU aos IDOSOS de todo o Brasil: Saiba Como Se Beneficiar
Lembramos que o Vale lembrar que o valor pago na parcela única é ajustado ao número de meses que o beneficiário passou recebendo o pagamento previdenciário, por isso não deve superar os R$ 800 para quem recebe o piso do INSS. Portanto, quem tem direito ao piso salarial nacional não deve superar o valor de R$ 800 de 13 salário INSS.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!