Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Direitos dos idosos que você não conhece: Pessoas com mais de 60 anos podem ter isenção em alguns pagamentos- Veja quais

Veja a seguir alguns dos direitos dos idosos reservados a pessoas com mais de 60 anos!

0

No Brasil, o cidadão quando atinge a terceira idade tem acesso a uma lista de direitos dos idosos disponibilizados pelo Governo Federal. As iniciativas pretendem garantir melhoria na qualidade de vida dos idosos brasileiros. 

Para ter acesso ao documento, o cidadão deve realizar o pedido através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A solicitação também pode ocorrer online, através do site carteira do idoso. Durante o processo do pedido, o idoso deve realizar o envio de alguns documentos. 

Dentre eles, um documento de identificação com foto, podendo ser RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento e número do CPF.

Carteira do idoso

Através da carteirinha dos idosos, cidadãos com mais de 60 anos garantes seus direitos.
Através da carteirinha dos idosos, cidadãos com mais de 60 anos garantes seus direitos. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

A carteirinha do idoso serve como um documento para assegurar o direitos dos idosos, como a gratuidade de pagamentos e acesso a atendimento preferencial em alguns estabelecimentos.

Leia mais: Carteira de motorista vai acabar em 2024? Entenda agora o fim da CNH e novas regras

Além disso, por meio do documento, o cidadão também garante o acesso ao atendimento prioritário em órgãos públicos, bem como a gratuidade em viagens interestaduais!

Ou seja, através da carteirinha do idoso, o aposentado garante seus direitos sem estresse. O documento é válido a todos os idosos com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até 2 salários mínimos.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como emitir a carteira do idoso pela internet?

Para solicitar a carteira do idoso, o cidadão com mais de 60 anos deve ter cadastro no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Caso não tenha, é preciso entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua casa para realizar o cadastro.

Em seguida, para realizar o pedido online, acesse primeiramente o site: Carteira do Idoso. Logo na tela inicial, acesse a opção “Emitir Carteira”, e acesse a sua conta Gov.br para realizar a identificação pessoal. Caso ainda não tenha a conta, é necessário criá-la.

Leia mais: NOTÍCIA QUENTE: 1ª Parcela do 13º Salário Não Será Depositada em Março! CONFIRA Nova Data de Pagamento

Então, o processo para realizar a emissão da carteira do idoso será através do site Gov.br do governo. Após fazer o login, irá aparecer uma tela pedindo autorização para utilizar seus dados. Clique em “Autorizar”.

Na tela seguinte, você encontrará as opções de emitir serviços que são:

  • Emitir Carteira de pessoa idosa;
  • Ver carteiras;
  • Validar;
  • Relatório.

Após realizar a emissão do documento, basta salvá-lo para imprimir, ou guardar no seu celular.

Qual a validade da Carteira do Idoso?

Por fim, o documento carteira do idoso é válido por 2 anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade, por isso, sempre que estiver próximo do vencimento, solicite uma nova e não fique sem a sua!

Leia mais: BPC Loas pode receber R$ 17.740 após mudanças no INSS – Confira como

Veja Também: Pagamento do 13º salário foi antecipado! Veja as datas de pagamento

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: 13 salario dos aposentados ADIANTADO 2024 – VEJA as DATAS e VALORES (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista