Direitos dos idosos que você não conhece: Pessoas com mais de 60 anos podem ter isenção em alguns pagamentos- Veja quais
Veja a seguir alguns dos direitos dos idosos reservados a pessoas com mais de 60 anos!
No Brasil, o cidadão quando atinge a terceira idade tem acesso a uma lista de direitos dos idosos disponibilizados pelo Governo Federal. As iniciativas pretendem garantir melhoria na qualidade de vida dos idosos brasileiros.
Para ter acesso ao documento, o cidadão deve realizar o pedido através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A solicitação também pode ocorrer online, através do site carteira do idoso. Durante o processo do pedido, o idoso deve realizar o envio de alguns documentos.
Dentre eles, um documento de identificação com foto, podendo ser RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento e número do CPF.
Carteira do idoso
A carteirinha do idoso serve como um documento para assegurar o direitos dos idosos, como a gratuidade de pagamentos e acesso a atendimento preferencial em alguns estabelecimentos.
Leia mais: Carteira de motorista vai acabar em 2024? Entenda agora o fim da CNH e novas regras
Além disso, por meio do documento, o cidadão também garante o acesso ao atendimento prioritário em órgãos públicos, bem como a gratuidade em viagens interestaduais!
Ou seja, através da carteirinha do idoso, o aposentado garante seus direitos sem estresse. O documento é válido a todos os idosos com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até 2 salários mínimos.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como emitir a carteira do idoso pela internet?
Para solicitar a carteira do idoso, o cidadão com mais de 60 anos deve ter cadastro no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Caso não tenha, é preciso entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua casa para realizar o cadastro.
Em seguida, para realizar o pedido online, acesse primeiramente o site: Carteira do Idoso. Logo na tela inicial, acesse a opção “Emitir Carteira”, e acesse a sua conta Gov.br para realizar a identificação pessoal. Caso ainda não tenha a conta, é necessário criá-la.
Então, o processo para realizar a emissão da carteira do idoso será através do site Gov.br do governo. Após fazer o login, irá aparecer uma tela pedindo autorização para utilizar seus dados. Clique em “Autorizar”.
Na tela seguinte, você encontrará as opções de emitir serviços que são:
- Emitir Carteira de pessoa idosa;
- Ver carteiras;
- Validar;
- Relatório.
Após realizar a emissão do documento, basta salvá-lo para imprimir, ou guardar no seu celular.
Qual a validade da Carteira do Idoso?
Por fim, o documento carteira do idoso é válido por 2 anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade, por isso, sempre que estiver próximo do vencimento, solicite uma nova e não fique sem a sua!
Leia mais: BPC Loas pode receber R$ 17.740 após mudanças no INSS – Confira como
Veja Também: Pagamento do 13º salário foi antecipado! Veja as datas de pagamento
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!